Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

BASF compara impacto ambiental de diferentes materiais na produção de embalagens de mozzarella

13/09/2023
A BASF publicou em agosto um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV ou LCA, na sigla em inglês) sobre o impacto ambiental de uma embalagem de mozzarella que utiliza várias matérias-primas alternativas na produção de plásticos de qualidade alimentar.
Estas matérias-primas são atribuídas aos plásticos através de uma abordagem certificada de balanço de massa e o estudo compara uma embalagem flexível de várias camadas com a mesma embalagem baseada em matérias-primas fósseis. Além disso, foi examinada uma embalagem rígida de mozzarella também à base de matéria-prima fóssil. O estudo foi revisto por um painel de três peritos independentes.
Imagen

“Este exercício ajuda-nos a compreender melhor os impactos ambientais tanto do formato da embalagem como da fonte de matéria-prima em todo o ciclo de vida de uma embalagem de mozzarella”, afirmou Paul Neumann, New Business Development & Sustainability Polyamides Europe, BASF.

O formato da embalagem desempenha um papel importante no que respeita ao seu desempenho ambiental: o sistema de embalagem em tabuleiro rígido, que consiste num tabuleiro de polipropileno mono, combinado com um filme multicamada, apresenta o maior impacto ambiental potencial em quase todas as categorias, em comparação com a embalagem flexível multicamada. Este facto ilustra os possíveis efeitos benéficos das embalagens flexíveis ao utilizarem significativamente menos matéria-prima, produzindo assim menos resíduos de embalagens.

“Com os nossos parceiros Südpack e Sphera, examinámos adicionalmente a utilização de diferentes matérias-primas sustentáveis nas embalagens flexíveis multicamada de mozzarella, quer se trate das poliamidas sustentáveis de massa equilibrada Ultramid Ccycled da BASF, produzidas através da utilização de matérias-primas quimicamente recicladas, ou Ultramid BMBcert, produzida através da utilização de matérias-primas renováveis, na mistura com polietileno”, explicou Neumann. Os resultados demonstram que é possível obter impactos ambientais significativamente mais baixos, resultando principalmente numa redução das emissões de CO2, através da utilização de embalagens flexíveis multicamada com uma grande percentagem de matérias-primas quimicamente recicladas ou renováveis.

Além disso, foram investigados vários cenários técnicos e metodológicos, como a utilização de eletricidade verde e a reciclagem química ou mecânica no fim de vida do produto.

Mais pormenores sobre o estudo, que seguiu as orientações e é coerente com as normas internacionais para a avaliação do ciclo de vida (ISO 14040:2006 e 14044:2006) e para a pegada de carbono dos produtos (ISO 14067:2018), podem ser consultados em Avaliação do ciclo de vida (ACV) da embalagem de mozzarella.

Para uma análise global dos estudos de ACV sobre a reciclagem de produtos químicos (2003-2023), com destaque para a pegada de carbono da pirólise, consulte o link Avaliação do ciclo de vida (ACV) para ChemCycling.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    22/05/2024

  • Newsletter InterPlast

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial