O Grupo motan está a centrar a sua atenção na minimização do consumo de energia e na economia circular. Na Fakuma (17 a 21 de outubro, Friedrichshafen, Alemanha), o especialista em gestão de materiais apresentará uma seleção dos seus periféricos energeticamente eficientes adaptados a este fim, bem como uma calculadora de CO2 para avaliar a pegada de carbono na produção de peças de plástico. Será também apresentada uma linha de produtos completamente nova os setores médico e farmacêutico.
Metro G med - Alimentadores para a área médica (Foto: motan)
“Os dados energéticos do material têm uma enorme influência no equilíbrio ecológico global dos produtos finais. Os transformadores de plásticos esperam mais transparência e normas neste setor”, explica a CEO da motan Sandra Füllsack. Através da monitorização da energia, é possível registar o consumo de energia de cada etapa individual do processo. A pegada de CO2 de cada peça individual pode ser calculada e os dados são certificados. Isto fornece ao transformador a base para uma otimização sistemática do consumo de energia dos seus processos de produção individuais.
O processo de secagem do material é particularmente intensivo em termos energéticos. Na mais recente geração de secadores de ar seco de pequeno volume Luxor SG, a motan incorporou a função ecoProtect como standard. Dependendo do tamanho da unidade, a função reduz o consumo de energia em 10%. Ao mesmo tempo, a função de proteção garante uma secagem segura e fiável, sem secagem excessiva ou insuficiente. Os pequenos secadores móveis, nos quais esta tecnologia de processo seguro foi combinada com o mais moderno controlo por microprocessador, estão entre os destaques da feira no stand da motan.
A motan concebeu os novos alimentadores Metro G med especialmente para os processadores de plásticos da indústria médica e farmacêutica. A ampla gama baseia-se na estabelecida série Metro G de alimentadores de sistema para granulado de plástico e cumpre todos os rigorosos requisitos de higiene, de acordo com a FDA 21 CFR. Foi dada especial atenção à segurança do processo em todos os tipos de sala limpa. Filtros especiais com vedantes de alta qualidade em conformidade com a FDA e superfícies em aço inoxidável eletropolidas garantem um funcionamento fiável, sem poeiras e sem contaminação. Um destaque é a nova válvula de vácuo de implosão de membrana, que não necessita de ar comprimido.
No âmbito da academia motan, as empresas podem formar o seu pessoal de modo a compreenderem não só a tecnologia e a função de unidades individuais, como também todo o processo de produção. É importante ser capaz de montar e operar uma máquina. Compreender como as definições afetam todo o processo é ainda mais importante. Os seminários básicos e avançados da academia motan ensinam aos utilizadores as interrelações da gestão de materiais na teoria e na prática.
Numa economia circular funcional com reciclagem de alta qualidade, o manuseamento de materiais desempenha um papel fundamental. Para isso, a motan concentra-se intensamente na digitalização de sistemas e na ligação em rede dos processos de produção. Evitar perdas de material ou de energia através de sistemas adequadamente concebidos é apenas um dos aspetos que o especialista em gestão de materiais expressa com o seu slogan “Perda Zero”. O desenvolvimento contínuo de processos e produtos, tornando-os mais sustentáveis, faz parte da estratégia de longa data da motan. Fakuma, a maior feira europeia do setor dos plásticos, é um sinal importante. É aqui que o Grupo motan demonstra como está a ajudar a moldar o futuro dos plásticos.
A motan é representada em Portugal pela Plasequip.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa