Após 18 anos de processos de aprovação e oposição, o IEP, a mais alta autoridade europeia em matéria de patentes, confirmou a patente internacional do produto Moretto, reconhecendo o carácter inventivo e distintivo do sistema, afirmando a sua unicidade e exclusividade.
Com mais de 15 mil unidades vendidas, os mini-secadores Dry Air da Moretto são, de acordo com a empresa, “uma das soluções mais apreciadas pelos clientes em todo o mundo, graças aos seus elevados desempenhos, à compacidade do produto e a um design estudado até ao mais ínfimo pormenor”.
Graças às dimensões compactas, os mini secadores Dry Air podem ser instalados diretamente na máquina para processamento de polímeros técnicos como o PA6, PBT, PEEK, entre outros, utilizados em setores exigentes como a medicina, a ótica, a eletrónica e das telecomunicações. Os referidos materiais estão em contínua evolução e desenvolvimento e requerem um tratamento exaustivo para garantir que o produto final cumpre as normas necessárias.
A gama Dry Air inclui três linhas de produtos com um total de 15 modelos para responder às diferentes expectativas dos clientes.
O Dry Air é um secador com torres duplas de auto-regeneração baseadas na tecnologia zeolítica. Funciona com ar comprimido e permite a regulação do caudal de ar enviado para a tolva. Na versão D TX, o operador, guiado pela base de dados do sistema, pode regular a máquina de forma autónoma em função do tipo de polímero a processar e da produção necessária, definindo o caudal de ar. A máquina monitoriza a temperatura do ar que entra e sai da tolva. A função anti-stress permite definir uma temperatura limite para o ar de retorno, reduzindo o caudal de ar quando esta temperatura é excedida para proteger o material de uma secagem excessiva.
O ajuste do caudal de ar é automático na série XD TX. Com a simples definição de dois parâmetros - tipo de polímero e débito horário - o secador gere automaticamente, de forma auto-adaptável, o caudal de ar necessário para tratar o material com uma eficiência energética significativa.
A excelência na família de mini secadores é alcançada com a série XD XM, dedicada a aplicações médicas e óticas. Nesta versão, a tolva OTX evolui e torna-se transparente, utilizando Pyrex para mostrar o conteúdo, colocando-a no topo da gama em termos de características e desempenho.
O sistema anti-stress evita a secagem excessiva do polímero e é uma caraterística padrão da gama. A utilização do OTX (Original Thermal eXchanger) aumenta e completa o desempenho da unidade de secagem, realizando uma solução de excecional eficiência energética.
As múltiplas possibilidades de conexão via USB e porta serial Modbus tornam esses produtos perfeitamente integráveis ao Mowis, o sistema de supervisão e gestão Moretto, bem como conectáveis a instrumentos individuais para coleta de dados de processo. Estão disponíveis versões para ligação ao dispositivo palmtop Master 300 para melhorar a ergonomia em aplicações multihopper ou no caso de instalação na máquina.
Fiabilidade, excelente desempenho e atenção aos detalhes são, portanto, os benefícios que melhor resumem a tecnologia Moretto no segmento dos mini secadores.
Em Portugal, a Moretto é distribuída pela Deltaplás.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa