Na Fakuma 2023, a Servomold, especialista em automatização de moldes de injeção, apresenta uma nova geração de unidades de controlo para servomotores e uma nova série de atuadores para movimentos lineares. A partir de 2024, a nova unidade de controlo do tipo SMC (Servo Mold Control), comercializada em quatro versões, substituirá as atuais unidades de controlo, vendidas desde 2012.
Os novos modelos são de operação intuitiva, conseguida através do painel tátil incorporado e da comutação automática entre diferentes sistemas de encoder. Como base, a variante SMC Mini será limitada a um controlador de acionamento, enquanto a versão SMC Standard poderá controlar até quatro e a SMC Rack até oito. Além disso, será lançada uma unidade combinada desenvolvida em conjunto com a Feller Engineering, concebida como um módulo de encaixe para o rack Feller. Nesta configuração, podem ser controlados conjuntamente até cinco servomotores e 60 zonas de canais quentes.
A Servomold também desenvolveu os novos atuadores lineares servo-eléctricos SLK, SLR e SSK como alternativas compactas, potentes e limpas aos cilindros hidráulicos e pneumáticos utilizados para os movimentos da barra de deslize, do macho ou da placa de prensa nos moldes de injeção. A letra K representa a versão compacta com fuso de esferas e a letra R a versão potente com fuso de rolos. SSK é o nome do fuso de esferas do servoatuador helicoidal, particularmente compacto e plano graças à disposição de 90 graus da unidade de acionamento. Os três modelos são perfeitos para comprimentos de curso até mais de 1000 mm e oferecem forças de impulso muito elevadas graças à engrenagem integrada. Ao permitirem a utilização de diferentes sistemas de fusos, bem como de servomotores configuráveis individualmente, garantem a máxima flexibilidade.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa