A Repsol anunciou que vai lançar no mercado uma solução 100% circular de copolímeros de EVA (acetato-vinilo de etileno). Estes novos produtos serão comercializados com a marca Repsol Reciclex e complementam a gama convencional de EVA da empresa, a Repsol Primeva. A nova gama oferece aos clientes uma solução 100% circular e certificada, de acordo com o método de balanço de massa ISCC Plus.
As matérias-primas utilizadas para produzir o EVA 100% circular da Repsol provêm de diferentes fluxos de resíduos que passam por processos de reciclagem específicos, eliminando a necessidade de deposição em aterros ou instalações de incineração. Esta nova solução oferece um material com uma pegada de carbono líquida, considerando uma opção ‘cradle-to-grave’, em comparação com a alternativa de material virgem.
O projeto foi desenvolvido como parte da estratégia da empresa para oferecer soluções sustentáveis aos seus clientes, contribuindo para a redução da pegada de carbono. Será comercializado sob a marca Repsol Reciclex, a gama de poliolefinas fabricadas a partir de materiais reciclados da empresa.
Esta solução de reciclagem química é especialmente relevante para aplicações de EVA que não podem utilizar a reciclagem mecânica, devido às propriedades exigidas pelo produto final. Com esta nova gama, a Repsol assegura a adequação dos seus produtos a aplicações sensíveis, tais como produtos em contacto com alimentos, cosméticos ou do setor da saúde.
O Complexo Industrial da Repsol em Puertollano, Espanha, local onde foi produzida a gama Repsol Primeva, foi fulcral para o desenvolvimento, teste e produção final desta solução. Esta iniciativa apoia o compromisso da Repsol de alcançar as zero emissões líquidas até 2050 e o objetivo de reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas em 2030.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa