Este ano, o stand da Sumitomo (SHI) Demag na Fakuma (pavilhão B1, stand 1105) terá apenas máquinas 100% elétricas. Serão apresentados oito modelos (quatro dos quais em stands de parceiros) destinados a transformadores de todas as dimensões, que operam em todos os setores de fabrico (da embalagem à área médica, automóvel, eletrónica e de bens de consumo), produzindo todos os tipos de aplicações. Com um foco especial na automatização e no LSR.
Atenta à crise energética, aos custos dos materiais, aos requisitos ambientais e aos desafios de produtividade que continuam a afetar os transformadores de plásticos a nível global, a Sumitomo (SHI) Demag acelerou o seu plano estratégico de implementar o portefólio de máquinas IntElect em todos os mercados. Depois de, há um ano, ter atingido as 80 mil IntElect instaladas, a apresentação na Fakuma de equipamentos para novos campos de aplicação, incluindo uma IntElect S de alto desempenho para embalagens de parede fina na faixa de força de fecho média, é uma transição natural para a empresa pioneira nas máquinas 100% elétricas.
O lançamento da IntElectS, com 220 toneladas de força de fecho, para o setor da embalagem, é um dos principais destaques da participação da Sumitomo (SHI) Demag na feira. Com um tempo de ciclo em vazio inferior a 4 segundos, esta máquina aborda diretamente uma das principais despesas dos fabricantes de embalagem: o consumo de energia. A máquina foi concebida especificamente para processar artigos de embalagem com tolerâncias estreitas e paredes finas, a velocidades de injeção que atingem os 350 mm/s. Durante a feira, produzirá tampas IML, com um peso de injeção de 28 gramas para embalagens de margarina de 500 ml, utilizando um molde de 4 cavidades fornecido pela Bazigos. O material utilizado, um polipropileno da Borealis, é um monómero 100% reciclável. Integrado na máquina estará um robô de entrada lateral do especialista em automatização Campetella, que removerá as tampas do molde e as empilhará num tapete transportador.
Já no stand deste parceiro de longa data, a Campetella (pavilhão A7, stand 7208), estará em exposição uma El-Exis SP 250 híbrida de ciclo rápido, a produzir vasos para plantas hortícolas. A máquina estará equipada com um molde de 6 cavidades fornecido pela Glaroform. Com um peso de injeção de 55 gramas, as aplicações de paredes finas desta natureza requerem a mais rápida velocidade de injeção e dinâmica de abertura e fecho. Serão produzidos seis vasos a cada 3,5 segundos a partir de um PP reciclado mecanicamente fornecido pela Borealis. Um robô de entrada lateral da Campetella que retira os vasos e os empilha completa a instalação.
A Sumitomo (SHI) Demag pretende demonstrar também a sua competência no processamento de LSR multi-cavidade (incluindo a compatibilidade com a interface OPC-UA) numa IntElect 180/570-250 totalmente elétrica. Num tempo de ciclo de apenas 19 segundos, a máquina equipada com o pacote IntElect LSR produzirá 256 vedantes de 15 gramas com precisão e estabilidade. O molde de 256 cavidades será fornecido pela Rico. Nesta aplicação, o material usado, Elastosil da Wacker, é distribuído através de um sistema de dosagem fornecido pela Reinhardt-Technik. Após cada disparo, um robô Sepro integrado retira as peças e insere-as num tubo. Caracterizado pelo baixo consumo de energia, este pacote completo de LSR inclui a unidade de injeção, o robô, o vácuo e a ventilação. Para garantir a total rastreabilidade dos componentes, a interface OPC liga-se à IntElect em tempo real.
Já os visitantes do stand da Reinhardt-Technik (pavilhão A3, stand 3313) terão a oportunidade de assistir ao fabrico de coberturas cirúrgicas de proteção dentária, uma aplicação que combina paredes finas e rebordos espessos. A MouldTec fornecerá o molde de 4 cavidades, que se encaixa no generoso espaço da IntElect 75/420-65. Após a produção dos componentes em 25 segundos, um robô SAM-C5 da Sumitomo (SHI) Demag retira e coloca delicadamente as coberturas dentárias em contentores, assegurando que os padrões de higiene nunca são comprometidos.
As soluções de automatização e robótica estarão em destaque tanto no stand principal da Sumitomo (SHI) Demag, como nos quatro stands de parceiros.
A gama SAM-C, que inclui o robô cartesiano de ‘handle&box’ SAM-C5 e o ‘handle&place’ SAM-C3, constitui uma solução para instalações com pouco espaço de manobra. Para o provar, a Sumitomo (SHI) Demag irá exibir uma IntElect 75 compacta, totalmente automatizada, que produzirá paquímetros de 25 gramas a cada 22 segundos utilizando um molde 2+2 e um poliestireno da Ineos, com o apoio do robô linear SAM-C5 ‘handle&box’, que oferece aos utilizadores funções de manuseamento eficientes e controlos robóticos totalmente integrados. Incluído nesta célula estará um sistema de armazenamento e transporte com buffer e unidade de encaixotamento integrada, concebido para transportar contentores industriais de tamanho normal. Todos os elementos foram projetados internamente pelos especialistas em automatização da Sumitomo (SHI) Demag.
Por outro lado, as capacidades de ‘handle&place’ do SAM-C3 serão demonstradas numa IntElect 75 instalada no stand da empresa. A máquina irá produzir dois tipos de tampas para orifícios, em polietileno de alta densidade fornecidos pelo Grupo MOL. Durante o ciclo de 25 segundos, 32 gramas de material são injetados em cada uma das duas cavidades do molde, com o eixo telescópico vertical cartesiano a extrair as peças e a colocá-las num transportador fechado.
A Sumitomo (SHI) Demag tem vindo a estreitar a relação com parceiros na área da automatização, de forma a dar resposta aos requisitos da indústria, cada vez mais exigentes.
A título de exemplo, será instalada no stand da Sepro (pavilhão A1, stand 1203) uma IntElect S 130/520-460, que irá produzir quatro copos a cada 4 segundos utilizando um polipropileno do Grupo MOL. Para extrair e armazenar cada componente do molde de 4 cavidades fornecido pela Kebo, será utilizado um robô linear de alta velocidade Sepro, eficiente e multitarefa.
Já no stand da Hekuma (pavilhão A7, stand 7202), estará patente uma aplicação para o segmento médico. O sistema ‘chave-na-mão’ irá produzir microcomponentes, com elevada precisão, em grande volume e à máxima velocidade. Utilizando a tecnologia de acionamento direto dinâmico numa máquina IntElect S 100/470-250 compatível com as Boas Práticas de Fabrico (BPF) e com sala limpa, os visitantes poderão assistir à produção de 32 pontas de pipeta perfeitamente retas, desmoldadas e colocadas nos respetivos suportes em menos de 5 segundos. O molde de 32 cavidades da Schöttli assegura que 9 gramas de polipropileno preenchem uniformemente cada cavidade. Um sistema de pinças HekuTip de 6 eixos concebido pela Hekuma automatizará o processo de desmoldagem e de inspeção de qualidade.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa