A Sigma Engineering demonstrou na Moulding Expo como a simulação com Sigmasoft pode ajudar a desenhar canais de refrigeração para moldes, impressos em 3D. Em colaboração com a /H&B/ Electronic, a empresa comparou a refrigeração de moldes convencional com a conformada e apresentou as vantagens do uso de canais de refrigeração otimizados produzidos a partir de tecnologia aditiva.
Na Moulding Expo 2023 (Estugarda, 13-16 de junho), a Sigma Engineering GmbH apresentou, no stand 1E18, os seus conhecimentos sobre simulação e desenho de sistemas de refrigeração, utilizando o Sigmasoft. A simulação é fundamental para o sucesso do projeto na transformação de plásticos, incluindo os moldes, onde as geometrias, a posição de injeção e a conceção do processo já podem ser otimizadas.
Controlo da temperatura do molde à esquerda com refrigeração conformada e à direita com refrigeração convencional
Nos processos de injeção de termoplásticos, a refrigeração é fundamental para a qualidade das peças finais. As diferenças de temperatura conduzem a diferentes velocidades de arrefecimento e criam tensões residuais e deformações na peça acabada. Este problema agrava-se quando existem diferenças na espessura das paredes do componente, uma vez que os requisitos de refrigeração variam muito localmente. Por seu lado, a refrigeração conformada é um conceito cada vez mais utilizado no fabrico de moldes. A simulação permite avaliar antecipadamente o custo da refrigeração conformada em relação às vantagens do conceito convencional (melhoria da qualidade do componente, redução dos tempos de ciclo, etc.).
A impressão 3D revolucionou as possibilidades de produção de componentes. Agora é possível produzir canais completamente arbitrários (independentemente da sua viabilidade através de fresagem, perfuração, montagem e selagem). A /H&B/ Electronic e a Sigmasoft analisaram detalhadamente a conceção baseada em simulação de um novo sistema de controlo de temperatura realizado através de impressão 3D. Os resultados foram apresentados nos stands de ambos os expositores na feira.
Distribuição da temperatura imediatamente antes da desmoldagem, com a refrigeração conformada da impressão 3D à esquerda (apenas visível a meio) e a refrigeração convencional à direita.
“A análise e a conceção fluídica de canais de refrigeração são apenas umas das dezenas de aplicações de sucesso da Sigmasoft”, explica Timo Gebauer, CTO da Sigma. “O que todas elas têm em comum é a capacidade de compreender o que está a acontecer antes de se investir dinheiro e tempo. Este foi um projeto empolgante no qual pudemos acompanhar esta inovação de sucesso.“Jan Bayerbach, Diretor de Desenvolvimento e Construção da /H&B/ Electronic, acrescenta:”Há muitos anos que confiamos na Sigmasoft para desenvolver e otimizar os nossos produtos antes mesmo de serem fabricados. A boa correlação entre a simulação e a realidade sempre nos impressionou. Estamos particularmente orgulhosos das inserções de moldes que desenvolvemos através de impressão 3D”.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa