Na Compounding World Expo Europe 2023, a KraussMaffei apresentou no seu stand uma mesa de bar única, impressa na impressora 3D de grande formato powerPrint. A novidade não esteve na mesa em si, mas sim nas matérias-primas baseadas em plásticos reciclados com que foi produzida, e no facto de toda a maquinaria envolvida no processo - desde a linha de compounding com a extrusora de duplo parafuso ZE BluePower até à solução de fabrico aditivo e à linha de extrusão de filme e folha para o tampo da mesa - poder ser fornecida a partir de uma única fonte.
A impressora 3D de grande formato powerPrint, baseada em pellets e com área de trabalho com isolamento térmico, permite a impressão de componentes de grande formato com volumes de construção até 2 m x 2,5 m x 2 m.
Para obtermos peças plásticas com acabamento ‘premium’, precisamos de utilizar matérias-primas de alta qualidade. Se o material de entrada for baseado em plásticos reciclados, o processo adotado no fabrico de recompostos é de particular importância. As linhas de compounding para a produção de compostos de alta qualidade com base em materiais reciclados são uma das principais especialidades da KraussMaffei.
Em particular, a conhecida extrusora de duplo parafuso ZE BluePower - com uma relação ideal entre o volume e o torque do parafuso - proporciona uma elevada homogeneização da massa fundida, bem como uma incorporação perfeita de aditivos e, se necessário, fibra de vidro. A montante do processo de extrusão, a ZE BluePower conta com sistemas de medição para aditivos sólidos e (se utilizados) líquidos, bem como orifícios de ventilação através dos quais a humidade, componentes voláteis e odores acumulados podem sair durante o processamento dos materiais reciclados. A longa experiência em engenharia mecânica e em formulação de compostos permitem à KraussMaffei produzir os recompostos necessários para o fabrico aditivo, de acordo com as especificações de qualidade ideais, com base em diferentes tipos de materiais e diferentes proporções de reciclado com reforço de fibra de vidro ou fibra de carbono e com o masterbatch de cor adequado.
Lançada no mercado durante a K 2022, a impressora 3D de grande formato powerPrint apresenta várias características especiais para o fabrico industrial de componentes. O processamento direto dos pellets produzidos na linha de compounding elimina a necessidade de produção de filamentos, o que não só aumenta a flexibilidade do processo, como também resulta num processo mais económico e sustentável. Além disso, a powerPrint permite a impressão de componentes de grande formato com volumes de construção de até 2 m x 2,5 m x 2 m. O espaço de trabalho fechado e termicamente isolado permite a impressão fiável (com excelente estabilidade de processo) de, por exemplo, moldes de fundição para fabrico de ferramentas e moldes, componentes de autoclave, tubos ou condutas. A impressora 3D de grande formato powerPrint é, por isso, uma solução industrial rápida e fiável para a produção eficiente de componentes ‘near-net-shape’, ou seja, com forma próxima do produto acabado. Com um sistema baseado na extrusão, a powerPrint permite o processamento direto de pellets, oferecendo uma flexibilidade extraordinária em termos de matérias-primas que podem ser utilizadas a temperaturas até 400°C. A unidade de processamento apresenta uma elevada resistência ao desgaste a altas velocidades de produção.
A mesa apresentada na Compounding World Expo Europe, impressa com a impressora 3D powerPrint, mostra de forma impressionante as possibilidades de fabrico de componentes de grandes dimensões com base em compostos de materiais reciclados.
Uma mesa não precisa apenas de uma base, mas também de um tampo que, tal como a base, também pode ser fabricado a partir de materiais reciclados. A KraussMaffei tem a máquina de processamento correta para esta aplicação. A caraterística única do tampo de mesa apresentado na feira é o facto de ser, na realidade, um revestimento de pavimento com 5 mm de espessura fabricado numa linha de compounding e laminação. Outro destaque é o facto de o revestimento de pavimento ser uma solução monomaterial que pode ser facilmente reciclada de novo. Enquanto a película decorativa laminada é feita de PP puro, a folha central do tampo de mesa é constituída por PP com um teor de giz de 80%.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa