Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Moeda Bordalo II

Arte e engenharia de mãos dadas na moeda do ano

14/02/2024

Depois da moeda ‘O Clima’, o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) uniram novamente forças para criar mais uma moeda disruptiva, concebida pelo artista Bordalo II.

Unindo o mundo da arte e o mundo da engenharia conseguiu-se incluir plástico reciclado em ambas as faces de uma única moeda de prata...
Unindo o mundo da arte e o mundo da engenharia conseguiu-se incluir plástico reciclado em ambas as faces de uma única moeda de prata. Foto: INCM

A moeda é composta por duas metades distintas: uma em prata e outra em plástico 100% reciclado. Acrescendo à complexidade do projeto, a componente plástica incidiu na sobremoldação de três camadas de material que foi reaproveitado, dando uma nova vida ao desperdício, culminando num produto de valor acrescentado. Adicionalmente, o PIEP esteve responsável pela produção dos 4.000 insertos poliméricos.

Foto: INCM
Foto: INCM

“O PIEP teve o prazer de colaborar com a INCM neste projeto inovador. A cunhagem desta moeda demonstra a nossa capacidade de combinar tradição e inovação para criar produtos únicos e de alta qualidade. Estamos muito contentes por conseguirmos juntamente com a INCM dar vida à visão do “artivista” Bordalo II, através da engenharia de polímeros, nomeadamente pela sobremoldação no processo de injeção, ao mesmo tempo que conseguimos promover a reciclagem e o compromisso que devemos ter com a sustentabilidade”, disse Sílvia Cruz, Coordenadora da área de Processos Avançados de Fabrico – Polímeros do PIEP.

A moeda foi eleita pelos seguidores da INCM como a moeda do ano de 2023. Os colecionadores, numismatas e demais entusiastas da moeda elegeram a obra de Bordalo II como “a mais extraordinária do ano de 2023 do catálogo da INCM”.

A INCM apresentou a Moeda Bordalo II na World Money Fair 2024, a maior feira internacional de moedas e numismática, que se realizou em Berlim de 2 a 4 de fevereiro.

Foto: INCM
Foto: INCM

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial