Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Meaf fornece primeira linha de produção de chapa R-PET de qualidade alimentar à Lituânia

09/02/2024

Ao combinar as suas linhas de extrusão de chapa energeticamente eficientes com o processo IR-Clean Super-Clean da Kreyenborg para PET reciclado pós-consumo, a Meaf Machines oferece uma alternativa económica para a produção de chapa PET, de camada única, aprovada pela FDA/EFSA para contacto alimentar.

A primeira linha de extrusão de R-PET combinada foi recentemente instalada na Pack Klaipeda UAB, em Klaipeda, Lituânia, para a produção de embalagens para carne. A linha também é adequada para a produção de tabuleiros em PP, dando ao cliente ainda mais flexibilidade.

A Meaf Machines instalou recentemente a primeira linha de extrusão de R-PET aprovada pela FDA/EFSA para a produção de embalagens de carne na Pack...
A Meaf Machines instalou recentemente a primeira linha de extrusão de R-PET aprovada pela FDA/EFSA para a produção de embalagens de carne na Pack Klaipeda UAB em Klaipeda, Lituânia (Fonte: Meaf).

“Esta nova linha enquadra-se perfeitamente na atual tendência global para produzir cada vez mais com material 100% reciclado pós-consumo (PCR) e também funciona com outros materiais reciclados termoformados”, afirma Roald de Bruijne, diretor de vendas da Meaf. “No entanto, o processo tem de garantir que a limpeza e a descontaminação são efetuadas corretamente para cumprir os rigorosos regulamentos da FDA/EFSA. Isto exige que os processadores invistam substancialmente em equipamento dedicado para melhorar a sua produção de chapa. Na Meaf, acreditamos que a nossa solução económica, energeticamente eficiente e flexível permite que os nossos clientes façam a transição para o material reciclado mais facilmente”.

O IR-Clean da Kreyenborg foi especificamente concebido como uma solução rentável para o reprocessamento direto de flocos de PET pós-consumo para embalagens alimentares, combinando a cristalização e a secagem num único processo. O sistema funciona sem tecnologia de vácuo e pode ser adaptado às linhas de extrusão existentes. A eficácia do processo de limpeza foi verificada por uma carta de não objeção da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, enquanto os testes demonstraram a conformidade com os critérios da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) para a utilização de materiais reciclados em embalagens em contacto direto com os alimentos.

“Descobrimos que a Meaf oferece o mesmo desempenho com uma pegada muito mais pequena do que as ofertas da concorrência”, afirma Darius Kontrimas...
“Descobrimos que a Meaf oferece o mesmo desempenho com uma pegada muito mais pequena do que as ofertas da concorrência”, afirma Darius Kontrimas, diretor técnico da Pack Klaipeda (Fonte: Meaf).

“Na Meaf já temos uma boa reputação pelas nossas máquinas de extrusão energeticamente eficientes, económicas e flexíveis. No que respeita à utilização de R-PET para embalagens, o processo garrafa-a-garrafa é relativamente fácil, uma vez que as propriedades mecânicas do material reciclado são bastante estáveis. No entanto, o processo de reciclagem de tabuleiro para tabuleiro é muito mais complicado. Por conseguinte, estamos agora a trabalhar intensamente no desenvolvimento de uma unidade compacta que possa ser totalmente integrada em linhas de extrusão novas e existentes. Isto irá apoiar ainda mais os clientes na sua transição para a verdadeira circularidade”, garante Roald de Bruijne.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial