Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Prevê-se que a capacidade de reciclagem anual de polyal1 aumente em mais de 40.000 toneladas, o equivalente a mais de 4 mil milhões de embalagens2

Tetra Pak investe para aumentar reciclagem na União Europeia

20/02/2024

A Tetra Pak anunciou vários investimentos estratégicos destinados a aumentar a capacidade de reciclagem das embalagens de cartão para bebidas na União Europeia (UE).

A medida apoia os objetivos da proposta de Regulamento da UE sobre embalagens e resíduos de embalagens (PPWR), garantindo que todos os componentes da embalagem são reciclados e que as matérias-primas de valor são mantidas em circulação durante mais tempo, destacando o papel fundamental da reciclagem na transição ecológica da indústria de embalagens de alimentos.

Imagen

Em 2023, a Tetra Pak investiu cerca de 40 milhões de euros3 para acelerar a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas a nível mundial e planeia aumentar ainda mais este valor nos próximos anos para alcançar uma maior circularidade dos materiais. As recentes iniciativas e investimentos visam promover a capacidade da UE para reciclar embalagens de cartão para bebidas, incluindo as camadas protetoras de polietileno e alumínio, conhecidas como 'polyal'. Este objetivo será alcançado através de novas parcerias ou do reforço das capacidades dos recicladores estabelecidos, para converter todos os materiais das embalagens de cartão para bebidas em novos recursos e materiais de alta qualidade. A isto junta-se a infraestrutura de reciclagem existente e bem estabelecida na UE, onde as embalagens de cartão para bebidas são recicladas em 20 fábricas de papel dedicadas e o polyal é, atualmente, processado em sete instalações (estando outras seis em desenvolvimento)4.

Os principais investimentos em 2023 incluem:

  • Na Suécia, a Tetra Pak e o Axjo Group iniciaram um estudo de viabilidade para a construção de uma nova linha de reciclagem de polyal que irá receber volumes da Suécia, Dinamarca e Noruega. Impulsionada por um investimento conjunto até 24 milhões de euros e com uma capacidade de reciclagem anual de 10.000 toneladas, esta instalação de última geração vai reciclar e incorporar polyal em produtos plásticos moldados por injeção fabricados pela Axjo, incluindo tambores para cabos, carretéis, bobinas e caixas de armazenamento de plástico.
  • Em Espanha, a Tetra Pak e a Trans Sabater investiram mais de 2 milhões de euros e alargaram o seu acordo para aumentar a capacidade instalada de reciclagem de polyal de 3.000 toneladas para 10.000 toneladas por ano. Esta valiosa matéria-prima secundária tem propriedades térmicas únicas para aumentar a produtividade nos processos de transformação de plásticos5. Além disso, a tecnologia de reciclagem mecânica patenteada pela Trans Sabater melhora a qualidade dos pellets de polyal em comparação com os processos tradicionais. Os potenciais mercados finais para o polyal reciclado são diversos, incluindo logística, embalagem, retalho e jardinagem.
  • Também em Espanha, a Tetra Pak e a Alier estabeleceram uma parceria que consolidará a Alier como uma das maiores recicladoras de embalagens de cartão para bebidas da Europa e que a ajudará a converter-se numa recicladora integrada, capaz de processar todos os materiais provenientes de embalagens de cartão para bebidas usadas. Através da reciclagem mecânica, o polyal será transformado em pellets de alta qualidade, adequados para vários mercados finais. O objetivo é reciclar mais de 15.000 toneladas de polyal por ano até 20256.
  • Nos Países Baixos, a Tetra Pak investiu 1 milhão de euros na fábrica de reciclagem de polyal da Recon Polymers, com o objetivo de aumentar a capacidade para, pelo menos, 8 000 toneladas por ano7. Este investimento permitirá não só melhorar a eficiência do processo, mas também promover a circularidade do material em França, na Bélgica e nos Países Baixos. A versatilidade do material permite-lhe ser transformado numa série de artigos de utilização quotidiana, como paletes reutilizáveis, interiores e objetos impressos em 3D de grande formato.

Markus Pfanner, vice-presidente de Sustainability Operations da Tetra Pak, comenta: “Para nós, isto vai além do investimento na indústria. É parte da transformação rumo a uma economia circular e um investimento para o futuro do planeta. Estas colaborações inovadoras, que juntam o engenho humano, a tecnologia e das finanças, demonstram o valor das embalagens de cartão para bebidas dentro dos sistemas alimentares sustentáveis”.

“As embalagens de cartão para bebidas são recicláveis. São recicladas onde existe a infraestrutura necessária, pelo que, naturalmente, a sua expansão é uma prioridade para nós. Projetos como este garantem que os consumidores podem continuar a aceder aos alimentos de forma segura e que, depois de o fazerem, as embalagens de cartão para bebidas podem ser recicladas, mantendo os recursos de qualidade e reduzindo a utilização de recursos primários”, conclui Pfanner.

Referências

1 Sustainability Report FY22

2 Recycling initiatives from Sustainability Report FY22

3 Tetra Pak invests in four new recycling facilities, enabling global carton packaging recycling to exceed fifty billion a year

4 One of Europe's main recycling hubs for beverage cartons starts operations, backed by Tetra Pak and Stora Enso

5 Tetra Pak unveils recycling collaborations and investments ahead of Earth Day

6 ACE’s Beverage Carton Roadmap to 2030 and beyond

7 Read more about Tetra Pak’s journey to create the world’s most sustainable food package

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial