O novo material responde aos desafios de reciclagem associados ao elastano
A Celanese Corporation, uma empresa de materiais e produtos químicos especializados, e a Under Armour, Inc, especialista em vestuário e calçado desportivo, colaboraram no desenvolvimento de uma nova fibra para tecidos elásticos de alto desempenho, denominada Neolast, fabricada a partir de polímeros de elastano recicláveis.
O novo material foi desenhado para oferecer à indústria do vestuário uma alternativa de alto desempenho ao elastano, uma fibra elástica que confere elasticidade às peças de vestuário, normalmente designada por spandex. Esta nova alternativa poderá desbloquear o potencial de reciclagem dos tecidos elásticos de alto desempenho por parte dos utilizadores finais, uma questão antiga que continua por resolver na procura do fabrico circular no que diz respeito aos tecidos elásticos.
As fibras Neolast oferecem a alta elasticidade, durabilidade, absorção e conforto que se esperam dos tecidos de alto desempenho, mas também têm em conta os desafios de sustentabilidade associados ao elastano, incluindo a reciclabilidade. As fibras são fabricadas através de um processo patenteado de fusão-extrusão sem solventes que elimina os produtos químicos potencialmente perigosos normalmente utilizados para criar tecidos elásticos de elastano.
As novas fibras serão fabricadas a partir de polímeros de elastano recicláveis, um primeiro passo fundamental para a indústria enfrentar o desafio da reciclagem de tecidos mistos que contêm elastano. Com a transição dos utilizadores finais para uma economia mais circular, a Celanese e a Under Armour estão a explorar o potencial das fibras para melhorar a compatibilidade dos tecidos elásticos com futuros sistemas e infraestruturas de reciclagem.
“Trabalhar com uma marca líder mundial como a Under Armour para elevar o desempenho e os benefícios de sustentabilidade dos seus produtos é apenas a primeira de muitas coisas fantásticas que esperamos alcançar com esta tecnologia inovadora da Neolast”, disse Tom Kelly, vice-presidente sénior da Celanese para os Materiais de Engenharia.
“Esta nova fibra Neolast representa uma inovação transformadora para a Under Armour e para a indústria têxtil, incorporando o nosso compromisso de construir melhores produtos para os nossos consumidores e para o planeta”, disse Kyle Blakely, vice-presidente sénior de inovação da Under Armour. “Através da sustentabilidade e da inovação orientada para o desempenho, queremos ajudar os atletas alcançar o máximo desempenho enquanto trabalhamos com a Celanese para concretizar o potencial desta nova fibra para forjar um caminho para a circularidade.”
Para além dos benefícios em termos de sustentabilidade, as novas fibras Neolast oferecem uma maior precisão de produção, permitindo que os fabricantes aumentem ou diminuam os níveis de elasticidade e concebam fibras que satisfaçam uma gama mais vasta de especificações de tecidos.
Para além de explorar oportunidades de aplicação com a Under Armour, a Celanese pretende disponibilizar a fibra à indústria de vestuário em geral, reduzindo potencialmente a dependência do elastano.
Para mais informações, visite www.neolastfibers.com.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa