Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Pás eólicas recicladas transformam-se em solas para calçado de desporto

01/04/2024
A energética espanhola Acciona Energy e o fabricante de sapatos El Ganso lançaram uma nova linha de sapatilhas feitas a partir de pás de turbinas eólicas recicladas. O produto de edição limitada foi apresentado sob o nome ‘El Ganso x Acciona’.
Imagen

Materiais provenientes de pás de turbinas eólicas que atingiram o fim da sua vida útil foram utilizados para fabricar a sola das sapatilhas, posteriormente submetidas a um processo de micronização. Esta técnica pioneira consiste em reduzir o tamanho das resinas de fibra de vidro e epóxi a microns através de um processo de transformação mecânica. O pó resultante é combinado com a borracha para obter uma sola que mantém as propriedades de resistência, aderência e durabilidade do calçado convencional.

O modelo ‘El Ganso x Acciona’ apresenta um design exclusivo que inclui as marcas de ambas as empresas e uma referência à origem do material recuperado utilizado para fazer a sola, refletindo o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade, a circularidade e a inovação.

A coleção está disponível para venda no site oficial da El Ganso e nas suas lojas.

Segunda vida

Para fabricar esta linha de sapatos, foi utilizada uma pá de 23 metros de comprimento do parque eólico de Aibar, em Navarra, em funcionamento desde 1998. Durante a sua vida útil, a pá captou o vento utilizado para gerar 12.500MWh de energia limpa, o que evitou a emissão para a atmosfera de 5.461 toneladas de CO2, o equivalente ao efeito purificador de 4.160 árvores.

Cerca de 90% de uma turbina eólica é reciclável. No entanto, as pás são mais complexas, pois são feitas de materiais compósitos, como fibra de vidro, fibra de carbono, resinas e outros polímeros. O principal desafio consiste em desenvolver soluções que sejam simultaneamente ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis em grande escala.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial