Materiais provenientes de pás de turbinas eólicas que atingiram o fim da sua vida útil foram utilizados para fabricar a sola das sapatilhas, posteriormente submetidas a um processo de micronização. Esta técnica pioneira consiste em reduzir o tamanho das resinas de fibra de vidro e epóxi a microns através de um processo de transformação mecânica. O pó resultante é combinado com a borracha para obter uma sola que mantém as propriedades de resistência, aderência e durabilidade do calçado convencional.
O modelo ‘El Ganso x Acciona’ apresenta um design exclusivo que inclui as marcas de ambas as empresas e uma referência à origem do material recuperado utilizado para fazer a sola, refletindo o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade, a circularidade e a inovação.
A coleção está disponível para venda no site oficial da El Ganso e nas suas lojas.
Para fabricar esta linha de sapatos, foi utilizada uma pá de 23 metros de comprimento do parque eólico de Aibar, em Navarra, em funcionamento desde 1998. Durante a sua vida útil, a pá captou o vento utilizado para gerar 12.500MWh de energia limpa, o que evitou a emissão para a atmosfera de 5.461 toneladas de CO2, o equivalente ao efeito purificador de 4.160 árvores.
Cerca de 90% de uma turbina eólica é reciclável. No entanto, as pás são mais complexas, pois são feitas de materiais compósitos, como fibra de vidro, fibra de carbono, resinas e outros polímeros. O principal desafio consiste em desenvolver soluções que sejam simultaneamente ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis em grande escala.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa