Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Os campos de aplicação dos elastómeros termoplásticos são muito diversos e estão presentes em inúmeros artigos da vida quotidiana

Elastómeros termoplásticos otimizados para as novas exigências do mercado

23/04/2024

Novas aplicações e novos designs requerem um material ótimo adaptado às exigências da peça e do processo de transformação. Muitos projetos inovadores falham porque o material selecionado não cumpre totalmente o perfil de requisitos da aplicação ou porque a qualidade não é a desejada. A empresa alemã Allod Werkstoff tem como objetivo preencher esta lacuna de material no mercado.

Imagen

A Allod trabalha no desenvolvimento de elastómeros termoplásticos feitos à medida, tanto em termos de otimização das propriedades do material e do processamento, como em I&D&I. As aplicações dos seus materiais, vendidos sob a marca Allruna, encontram-se tanto no setor automóvel como no dos produtos de linha branca, bens de consumo, puericultura e brinquedos, alimentação e setor médico, bem como no setor industrial, elétrico e eletrónico. Este último abriu as portas ao desenvolvimento de materiais para as novas exigências do automóvel elétrico.

Os campos de aplicação dos elastómeros termoplásticos são muito diversos e estão presentes em muitos artigos da nossa vida quotidiana, desde o cabo da escova de dentes que usamos todos os dias, às superfícies do carro onde depositamos moedas e outros objetos, no fole da porta do carro, no cabo da chave de fendas de bricolage ou mesmo em diferentes componentes de pequenos e grandes eletrodomésticos, na parte ‘soft-touch’ de muitos dos brinquedos e artigos de puericultura das crianças mais pequenas.

TPEs otimizados para técnicas multicomponente

Novos desenvolvimentos no campo das peças multicomponente abrem novas possibilidades para aplicações técnicas, em que a funcionalidade dos materiais é a chave do design. Existe toda uma gama de materiais de toque suave otimizados para adesão a termoplásticos duros como ABS, PC, PMMA, PA6, PA6.6, PA.12, PBT, POM, etc., bem como a borrachas termoendurecíveis como EPDM, SBR, entre outras.

Para além da adesão, são exigidas propriedades mecânicas, acabamento de superfície ‘soft touch’, propriedades de junta ‘CS - Compression Set’, resistência aos raios UV, propriedades melhoradas de fluidez e desmoldagem, entre outras.

Imagen

Materiais para os novos requisitos dos veículos elétricos

TPEs Allruna funcionalizados

Na indústria automóvel, os TPE são atualmente muito utilizados em perfis, peças de toque suave, como componentes de vedação em peças bi-materiais em interiores e exteriores de automóveis. A mobilidade elétrica coloca novos desafios aos TPEs em áreas como a gestão térmica no ambiente da bateria, retardantes de chama e materiais termicamente condutores.

As aplicações possíveis destes materiais flexíveis termicamente condutores são na área das juntas de vedação para caixas feitas de plásticos termicamente condutores ou de metal. A flexibilidade dos materiais permite uma maior tolerância na compensação térmica, o que leva a uma transferência de calor otimizada. A fácil processabilidade dos TPEs por meio de diferentes técnicas permite a produção de uma infinidade de componentes diferentes que servem este objetivo.

TPE para moldagem por sobre-injeção e encapsulamento de sensores e placas de circuitos impressos eletrónicos (PCBs)

O encapsulamento de sensores e placas de circuito impresso PCB com elastómeros termoplásticos serve para garantir uma vedação perfeita e hermética contra a condensação e outros meios, bem como para proteger os componentes eletrónicos contra tensões mecânicas.

As propriedades dos TPE utilizados para este fim incluem uma boa adesão aos materiais de base da placa de circuitos, bem como ao cabo e à caixa. Esta nova gama de TPE está especialmente otimizada para o processamento a baixas temperaturas e baixas pressões de injeção, de modo a que os componentes eletrónicos, os pontos de soldadura e a placa de circuito impresso não sejam danificados no processo de sobre-injeção.

Soluções sustentáveis de elastómeros termoplásticos e soluções acústicas

Embora os TPE representem apenas uma proporção muito pequena da produção mundial de plásticos, a economia circular é um dos tópicos que tem sido fortemente perseguido nos últimos anos. Já foram lançadas várias séries de TPE Allruna sustentáveis, utilizando matérias-primas provenientes da reciclagem pós-industrial e pós-consumo, cujas propriedades são semelhantes às características dos TPE atualmente utilizados na indústria automóvel.

Neste domínio, estão também a ser desenvolvidas soluções de engenharia acústica para a redução do ruído e das vibrações no interior do veículo. Esta nova gama de materiais Allruna apresenta densidades muito baixas, a partir de 0,4 g/cm³, e é processada em máquinas normais de moldagem por injeção e extrusão, sem necessidade de sistemas periféricos adicionais. Estes compostos apresentam propriedades isolantes muito boas e propriedades acústicas ajustáveis e têm a capacidade de se ligarem ao PP e a outros termoplásticos de engenharia.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    22/05/2024

  • Newsletter InterPlast

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial