Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Já é possível produzir escovas de dentes em plástico 100% recicláveis

08/05/2024
As escovas de dentes produzidas com um só tipo de plástico são totalmente recicláveis e oferecem às marcas a oportunidade de se posicionarem como inovadoras e sustentáveis, junto dos consumidores que seguem a filosofia ‘Lohas’ (Healthy and Sustainable Lifestyle).

A empresa alemã Zahoransky lançou uma unidade de produção, denominada Edge que, pela primeira vez, permite aos fabricantes produzir escovas de dentes monomaterial, sem metal, de forma eficiente e com um elevado grau de liberdade de design.

Escovas de dentes monomaterial
Escovas de dentes monomaterial.

“Uma vez que as escovas de dentes monomaterial são feitas do mesmo plástico para o cabo, cabeça e filamentos e não têm ancoragem de metal, são totalmente recicláveis, especialmente amigas do ambiente e dos recursos naturais”, diz Kevin Eisemann, diretor de desenvolvimento de design da Zahoransky. Mas este não é o único valor acrescentado para os fabricantes. O novo processo de fabrico de escovas de dentes monomaterial permite geometrias de cabeça fina anteriormente impossíveis.

O resultado é uma limpeza mais eficaz dos dentes graças a uma melhor acessibilidade da cavidade oral e uma sensação mais agradável na boca. A Edge também se destaca em termos de requisitos de espaço e velocidade: é possível uma produção de 30 escovas de dentes por minuto num espaço de apenas onze metros quadrados. A máquina também impressiona pelo seu elevado nível de automação, conceito de segurança sofisticado e design ergonómico. “O nosso objetivo era oferecer ao mercado dos cuidados orais uma máquina que permitisse a produção eficiente de produtos inovadores com um enfoque na sustentabilidade. Com a Edge, alcançámos este objetivo”, afirma Eisemann.

Com a Edge é possível produzir 30 escovas de dentes por minuto num espaço de apenas onze metros quadrados
Com a Edge é possível produzir 30 escovas de dentes por minuto num espaço de apenas onze metros quadrados.

Os consumidores, que atribuem grande importância à proteção do ambiente e do clima e a um estilo de vida saudável, já representam quase um terço de todo o mercado. Para eles, a produção sustentável e a elevada qualidade dos produtos são os fatores de compra mais importantes, e que justificam os preços mais elevados dos produtos. No entanto, no que diz respeito aos cuidados orais, até à data, existiam poucas opções no mercado. As escovas de dentes clássicas de plástico são difíceis de reciclar devido aos diferentes materiais utilizados e as escovas de dentes de madeira raramente convencem em termos de higiene e sensação na boca.

Neste contexto, as escovas de dentes monomaterial, sem metal, como as que podem ser fabricadas com este novo equipamento, são convincentes em todos os aspetos: porque podem ser feitas inteiramente do mesmo tipo de plástico, incluindo os filamentos, e não requerem âncoras metálicas na cabeça da escova, podem ser fácil e completamente recicladas.

Graças a um novo processo de produção de escovas, a Edge também oferece aos fabricantes uma liberdade de design anteriormente inimaginável. Com distâncias mínimas entre os bordos e a espessura da cabeça da escova, é possível obter um melhor resultado de escovagem. As zonas da boca de difícil acesso podem ser facilmente alcançadas. Do ponto de vista da saúde dentária, as escovas de dentes de material único feitas de Edge também se distinguem de produtos comparáveis pelos seus feixes de filamentos termicamente ligados sem cavidades. Isto garante uma escova de dentes higiénica, livre de inclusões de saliva e água. O risco de contaminação da cavidade oral, das gengivas e dos dentes por germes ou bolores também é reduzido, uma vez que não é utilizada madeira ou outros materiais naturais.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    22/05/2024

  • Newsletter InterPlast

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial