Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Exportações de componentes automóveis com recorde absoluto em 2023

14/05/2024
Em 2023, as exportações portuguesas de componentes para automóveis continuaram a quebrar recordes, ultrapassando os 12.400 milhões de euros, um aumento de 13,7% em relação ao ano anterior. Isto apesar de um ligeiro declínio de 2,8% em dezembro, atribuído em parte à redução do consumo e aos conflitos geopolíticos.
Imagen

Dados divulgados pela Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) revelam que as exportações mensais excederam os 1.000 milhões de euros em oito dos doze meses, e o último trimestre de 2023 registou um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2022, atingindo os 3.096 milhões de euros em vendas ao exterior.

Geograficamente, a Europa continua a ser o principal mercado, absorvendo 89,2% das exportações, com um aumento de 15,7% em relação a 2022. Houve também um crescimento significativo de 25,2% nas exportações para a África e o Oriente Médio, representando agora 3,1% do total.

Em termos de destinos específicos, Espanha continua no topo, recebendo 27,9% das exportações, seguida pela Alemanha com 22,6% e pela França com 10,4%. Apesar de um aumento geral nas exportações para os quinze principais países clientes, os Estados Unidos foram a única exceção, registando uma queda de 12,3%.

Destaque ainda para o crescimento de mais de 40% em três países do top 15: Suécia (62,9%), Marrocos (41,5%) e Áustria (48,6%). Esses números refletem a resiliência e adaptabilidade da indústria de componentes automóvel, que enfrentou desafios significativos num cenário global complexo.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    22/05/2024

  • Newsletter InterPlast

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial