Dados divulgados pela Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) revelam que as exportações mensais excederam os 1.000 milhões de euros em oito dos doze meses, e o último trimestre de 2023 registou um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2022, atingindo os 3.096 milhões de euros em vendas ao exterior.
Geograficamente, a Europa continua a ser o principal mercado, absorvendo 89,2% das exportações, com um aumento de 15,7% em relação a 2022. Houve também um crescimento significativo de 25,2% nas exportações para a África e o Oriente Médio, representando agora 3,1% do total.
Em termos de destinos específicos, Espanha continua no topo, recebendo 27,9% das exportações, seguida pela Alemanha com 22,6% e pela França com 10,4%. Apesar de um aumento geral nas exportações para os quinze principais países clientes, os Estados Unidos foram a única exceção, registando uma queda de 12,3%.
Destaque ainda para o crescimento de mais de 40% em três países do top 15: Suécia (62,9%), Marrocos (41,5%) e Áustria (48,6%). Esses números refletem a resiliência e adaptabilidade da indústria de componentes automóvel, que enfrentou desafios significativos num cenário global complexo.
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