Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Os processos de degradação de polímeros identificados podem vir a ser relevantes em processos de reciclagem de resíduos plásticos

Estudo da UC sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

15/05/2024
De acordo com as autoras do estudo, o trabalho teve como objetivo perceber como as bactérias conseguem manter-se vivas em meio hospitalar mesmo na presença de vários processos de desinfeção.

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere que as bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de materiais plásticos.

A investigação, publicada na revista ‘Heliyon’, evidencia que este processo de deterioração de polímeros pelas bactérias é relevante para explicar a persistência das bactérias em ambiente hospitalar.

As autoras do estudo, Paula Morais, à esquerda, e Rita Branco

As autoras do estudo, Paula Morais, à esquerda, e Rita Branco.

“A ocorrência de infeções em meio hospitalar é um fenómeno multifatorial e está relacionado com a contaminação por bactérias. As bactérias Eskape, especificamente as Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae, são relevantes na ocorrência destas infeções. Portanto, é necessário investigar para identificar características que justifiquem a prevalência destas espécies no ambiente de saúde”, consideram Paula Morais e Rita Branco, docentes do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e investigadoras do Grupo de Microbiologia Ambiental do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE).

De acordo com as autoras do estudo, este trabalho teve por objetivo perceber como as bactérias conseguem manter-se vivas em meio hospitalar mesmo na presença de vários processos de desinfeção. “Concluímos que as bactérias por vezes podem resistir a alguns antibióticos, mas têm também a capacidade de usar os materiais dos hospitais, por exemplo a cânulas nasais e os tubos para soro, como suporte para o seu crescimento”, revelam.

“A estratégia utilizada pelas bactérias passa pela produção de biofilmes sobre os materiais. Posteriormente, iniciam o processo de degradação", explica Paula Morais, alertando sobre a relevância para a saúde pública da persistência e proliferação destes organismos em ambientes hospitalares. "É importante que se reforcem as medidas de controlo de infeções para mitigar os riscos associados ao crescimento bacteriano em tais superfícies”, afirma.

Por outro lado, estes processos de degradação de polímeros podem vir a ser relevante em processos futuros, nomeadamente para reciclagem e remoção do lixo plástico. “Vamos continuar a estudar estas bactérias para perceber como conseguem usar o polímero e se o fazem de uma forma eficiente, para serem usadas noutros processos”, conclui.

Para além das professoras Paula Morais e Rita Branco, participaram neste estudo Roberta Lordelo, aluna de doutoramento da FCTUC e primeira autora do estudo, e Fernando Gama, investigador na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) e da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

O artigo ‘Assessment of antimicrobial resistance, biofilm formation, and surface modification potential in hospital strains of Pseudomonas aeruginosa and Klebsiella pneumoniae’ está disponível aqui.

Fonte: Universidade de Coimbra