A nova versão 6.1 do Sigmasoft, da Sigma Engineering, inclui, entre outras funcionalidades, a ferramenta SIGMAecon, que permite efetuar uma estimativa de custos diretamente combinada com os resultados da simulação. Desta forma, é possível identificar rapidamente o melhor compromisso entre qualidade, processo e custos, uma vez que a qualidade, a produtividade e os recursos são tidos em conta simultaneamente.
Há mais de 25 anos que os profissionais calculam todos os detalhes do processo de injeção de polímeros de forma precisa e fiável com o Sigmasoft Virtual Molding. Para além dos resultados físicos, como a pressão, a temperatura ou o tempo, a nova ferramenta SIGMAecon acrescenta agora resultados financeiramente quantificáveis.
O conhecimento detalhado dos próprios processos de produção e das suas possibilidades de otimização é crucial num ambiente cada vez mais competitivo. Muitas vezes, é ainda mais importante conhecer os custos reais de produção. Por exemplo, a (suposta) otimização está associada a custos mais baixos devido à redução do tempo de ciclo, ou os custos aumentam devido a um maior consumo de energia?
Ganhar um contrato depende muitas vezes da oferta de um preço de venda agressivo. No entanto, transformar esse projeto num sucesso sustentável requer um conhecimento prévio preciso dos seus próprios custos. Durante a fase de consulta, o Sigmasoft permite que vários cenários importantes sejam rapidamente examinados e otimizados. Previsões precisas em termos de tempo, requisitos de material ou pressão, diagramas de fluxo, etc., podem então ser introduzidas no cálculo do preço como referências bem fundamentadas.
No entanto, o SIGMAecon vai mais longe, permitindo ao utilizador determinar com precisão os custos dos componentes do processo atualmente simulados e as suas variantes de otimização. Conceitos térmicos modificados (como o uso de tecnologia de canais quentes ou frios ou isolamento adicional) não são considerados apenas como custos adicionais ou economia de material, mas também em termos de consumo de energia.
“As vantagens para os nossos utilizadores são óbvias”, afirma Thomas Klein, diretor-geral da Sigma. “Com o Sigmasoft Virtual Molding, as optimizações do processo já são possíveis durante a fase de consulta. O SIGMAecon apoia a tomada de decisões de engenharia e reforça o utilizador como uma fonte central de informação fiável, tanto do ponto de vista técnico como financeiro”.
O SIGMAecon inclui modelos pré-definidos, bem como a possibilidade de definir livremente todos os inputs. Os resultados são apresentados em tabelas ou diagramas, mas também podem ser avaliados diretamente a partir de um Design of Experiments (DoE) com o Sigmasoft para comparar diferentes cenários. Isto torna possível otimizar os custos de fabrico, que são agora conhecidos em pormenor numa fase tão precoce quanto possível.
Desde 1998, a Sigma Engineering GmbH tem vindo a impulsionar o desenvolvimento do processo de moldagem por injeção com a sua solução de simulação Sigmasoft Virtual Molding. Esta máquina de injeção virtual permite a otimização e o desenvolvimento de componentes e moldes, bem como o mapeamento de todo o processo de produção. A tecnologia Sigmasoft Virtual Molding combina a geometria da peça 3D com o seu sistema de ferramentas e de controlo de temperatura e integra os parâmetros do processo de produção. Isto garante uma produção económica, com economia de recursos e produtos de alto desempenho, desde o primeiro disparo.
O Sigmasoft Virtual Molding integra uma grande variedade de modelos específicos do processo, incluindo tecnologias de simulação 3D que foram desenvolvidas e validadas ao longo de décadas e que são continuamente otimizadas. A equipa de desenvolvimento e serviço de soluções da Sigma apoia os objetivos específicos dos clientes com soluções de aplicação. A empresa de software Sigms oferece engenharia de aplicações, formação, vendas diretas e apoio.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa