Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
IR-Fresh, a solução inovadora da Kreyenborg para resíduos pós-consumo

Adeus aos odores indesejáveis na reciclagem de plásticos

05/06/2024

Um dos aspetos menos agradáveis da reciclagem mecânica é o mau cheiro que emana dos lotes de resíduos plásticos pós-consumo. Afinal de contas, certo nível de contaminação, atribuído a elementos como fragmentos de enchimento e aditivos, ainda permanece após a fase de lavagem e pode gerar odores indesejáveis na fusão dos resíduos de plástico, o que dificulta que a reciclagem substitua a resina virgem nos novos produtos acabados, especialmente aqueles que se aproximam do nariz do consumidor final. Este dilema impulsionou a alemã Kreyenborg, especialista mundial em equipamentos de secagem, cristalização, armazenamento, mistura e dosagem de plástico, a lançar uma nova solução.

A ideia tomou forma com o sistema modular IR-Fresh, projetado para eliminar o odor remanescente em insumos não prejudiciais contidos em flocos ou grânulos de, especialmente, poliolefinas pós-consumo destinadas à reciclagem para reutilização em aplicações de alta qualidade.

Tratamento IR-Fresh: remoção de odores gerados por contaminantes em poliolefinas pós-consumo
Tratamento IR-Fresh: remoção de odores gerados por contaminantes em poliolefinas pós-consumo.

Na origem do IR-Fresh esteve a experiência acumulada pela empresa de Senden (Renânia do Norte-Vestfália) em soluções de descontaminação, cristalização, secagem e aquecimento de PET pós-consumo de materiais a granel através da tecnologia de infravermelho.

No primeiro dos dois passos do processo IR-Fresh, o material é aquecido rapidamente até atingir o nível de temperatura ótimo para o polímero em questão através de um módulo de infravermelhos instalado sobre a camada de material no equipamento de tratamento. “A rotação contínua do tambor garante um fluxo de massa homogéneo com um tempo de permanência definido (princípio de 'primeiro a entrar, primeiro a sair') e, graças aos elementos de rotação e mistura integrados nas espirais, o material é continuamente misturado no tambor com uma mudança de superfície constante. Isto, combinado com um aquecimento controlado, garante uma eliminação significativa de odores mesmo com tempos de permanência muito curtos”, explica a Kreyenborg.

Na última etapa, as substâncias odoríferas remanescentes nos flocos ou pellets são removidas na estação de tratamento por limpeza físico-térmica.

A interação dos parâmetros-chave do processo são o fluxo de ar, temperatura e tempo de residência, que proporcionam excelentes resultados de desodorização e descontaminação, sendo também possível integrar o sistema de desodorização como mais uma etapa na cadeia do processo ou utilizá-lo como uma solução independente.

O sistema IR-Fresh é especialmente indicado para descontaminar polietileno e polipropileno provenientes da recolha de resíduos domésticos. Estes, tal como acontece, por exemplo, com as embalagens/depósito de combustível, caracterizam-se por um odor intenso. Isto acontece porque, à medida que o plástico se degrada, acaba por absorver os odores resultantes.

Já para os resíduos de PET, a Kreyenborg recomenda as soluções de descontaminação IRD e IR-Clean. Especificamente, o sistema IR-Clean oferece uma alternativa rentável para o reprocessamento direto de flocos de PET pós-consumo para embalagens alimentares, sem utilizar qualquer tecnologia a vácuo e totalmente adaptável às linhas de extrusão existentes.

O IR-Clean é especialmente indicado para o reprocessamento direto de flocos de PET
O IR-Clean é especialmente indicado para o reprocessamento direto de flocos de PET.

A eficácia do processo de limpeza foi confirmada pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Da mesma forma, também cumpre os critérios estabelecidos pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) para o uso de materiais reciclados em embalagens em contato direto com alimentos.

O processo no IR-Clean

O reciclado de PET é transportado para o sistema de dosagem do IR-Clean e introduzido no tambor rotativo, que garante um fluxo de massa homogéneo com um tempo de permanência definido (princípio de ‘first-in/first-out’). Graças à rotação do tambor giratório e aos elementos de mistura nele integrados, o material é continuamente misturado com uma troca de superfície simultânea e constante. O módulo de infravermelhos instalado sobre o material aquece-o rapidamente a um nível de temperatura elevado.

O tambor giratório do IR-Clean tem elementos de mistura que fazem com que o materiail esteja em constante movimento
O tambor giratório do IR-Clean tem elementos de mistura que fazem com que o materiail esteja em constante movimento.

O ar carregado de humidade entra no IR-Clean através de um fluxo de ar constante. Após minutos, em vez de horas, o material deixa o IR-Clean e fica disponível para a etapa seguinte do processo: o IR-Clean+.

É a combinação do sistema IR-Clean com um desumidificador que permite uma maior redução da contaminação, com a vantagem adicional de uma redução para < 50 ppm de humidade residual. O sistema IR-Clean+ também inclui todos os componentes necessários do sistema, tais como equipamento de transporte, unidades de filtragem e um pacote de controlo completo, incluindo documentação contínua do processo.

Em suma, uma interessante solução com cristalização e secagem num só processo.

A Kreyenborg é representada em Portugal e Espanha pela Coscollola.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    12/06/2024

  • Newsletter InterPlast

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial