Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Illig apresenta extenso portefólio de termoformagem na NPE 2024

05/06/2024
Para além das soluções mais clássicas para fabrico de copos, tampas, cápsulas ou embalagens, a Illig expõs na NPE2024 (6 a 10 de maio, Orlando, EUA) novos equipamentos para termoformagem de peças de grandes dimensões, utilizadas na indústria automóvel e em logística. Em destaque esteve a mais recente inovação da empresa: o sistema RDF 85 XL.

RDF 85 XL: Sistema modular de termoformagem com interface Sencorp 2500

O RDF 85 XL é uma versão ampliada e reforçada do sistema modular de termoformagem RDF 85. Pela primeira vez, as ferramentas do fabricante Sencorp podem ser utilizadas na versão XL, graças à interface aberta de ferramentas. A Illig oferece assim aos seus clientes não só um sistema de termoformagem económico e moderno com a qualidade comprovada da Illig, mas também uma solução flexível para o funcionamento das ferramentas Sencorp 2500 existentes.

Novo sistema de termoformagem RDF 85 XL com compatibilidade de ferramentas Sencorp 2500
Novo sistema de termoformagem RDF 85 XL com compatibilidade de ferramentas Sencorp 2500

A abertura do sistema do RDF 85, ou seja, a possibilidade de utilizar ferramentas da concorrência, foi alargada ao mercado dos EUA. A versão XL permitirá a utilização de ferramentas Sencorp 2500 sem adaptação prévia. Para permitir a utilização das ferramentas Sencorp disponíveis no mercado, a área de conformação da máquina foi aumentada para 920 mm (36,2") no sentido da produção. A força de puncionamento foi aumentada para 80 toneladas. Como é típico da Sencorp, as ferramentas de conformação e puncionamento são trocadas em bloco. A sequência de troca de ferramentas do sistema Illig foi recentemente desenvolvida para este efeito: o dispositivo de corte e vinco com régua de aço é móvel para que as ferramentas possam ser levantadas para dentro e para fora do bloco por uma grua. As ferramentas podem então ser empurradas para as estações de moldagem e de puncionamento através de sistemas de carris. Esta mudança de ferramenta pode ser efetuada em cerca de 30 minutos.

A Illig oferece um rápido manuseamento de material empilhado e outras soluções de fim de linha para combinar com a linha de produção, que impressiona pelo seu elevado desempenho e precisão de conformação.

Interface Illig para ferramentas Sencorp 2500

Interface Illig para ferramentas Sencorp 2500

O desempenho encontra a qualidade: Sistema de termoformagem RDM 76 Kb

Na feira esteve igualmente em destaque o sistema de termoformagem de alto desempenho RDM 76 Kb. Esta linha de máquinas, conhecida pelo elevado rendimento, foi recentemente otimizada em termos de eficiência energética e facilidade de operação. Os visitantes puderam experimentar, no local, o novo conceito de controlo (HMI) desta solução topo de gama com uma variedade de amostras de produtos RDM.

Soluções de embalagem versáteis

No laboratório móvel de embalagem, a Illig exibiu uma variedade de soluções inovadoras de embalagem, desenvolvidas em colaboração com clientes e parceiros da empresa. Neste caso, o foco esteve na redução de plástico, na reciclabilidade e no uso eficiente de energia e ar comprimido. Foram igualmente apresentadas soluções de embalagem sustentáveis sob a forma de combinações de pasta/plástico ou cartão/plástico.

Termoformagem de grande espessura: Sistemas de termoformagem de processamento de chapa para aplicações automóveis e logísticas de grande formato

A Illig tem no seu portefólio dois sistemas com áreas de conformação de 600 x 500 mm a 3.000 x 2.000 mm, com profundidades de desenho até 800 mm: as termoformadoras para processamento de chapa UAF e UAg. A máquina de termoformagem para processamento de chapa UAF, totalmente desenvolvida de raiz, com as suas estruturas de fixação flexíveis, é a escolha número um quando se trata de produção flexível de lotes de pequena a média dimensão com mudanças frequentes de ferramentas. Desenvolvida a partir do zero e introduzida em 2023, a máquina possui um sistema automático de carregamento de folhas e um sistema integrado de pré-aquecimento e aquecimento de acabamento que permite tempos de ciclo mais curtos e garante um processo de conformação ótimo. A UAF está disponível em quatro tamanhos para todos os formatos de chapa comuns.

Para esta máquina recém-desenvolvida, foi dada especial ênfase a um design energeticamente eficiente: servomotores, acionamentos regenerativos, pré-aquecimento e um sistema de aquecimento eficiente contribuem para um consumo de energia reduzido e, por conseguinte, para custos energéticos mais baixos por peça formada. Uma mudança de ferramenta na UAF é possível em menos de 30 minutos. As ferramentas de conformação fabricadas por concorrentes do mercado também podem agora ser usadas neste equipamento. Para o pós-processamento, a Illig oferece várias opções e sistemas de manuseamento através de parceiros.

Máquina de termoformagem para processamento de chapa Illig UAF

Máquina de termoformagem para processamento de chapa Illig UAF

Para além disso, a Illig oferece o sistema de termoformagem de chapa UAg, conhecido pelos seus tempos de ciclo muito curtos e pelo elevado rendimento. A combinação do UAg com estruturas de fixação fixas permite os mais elevados níveis de vácuo final. A série UAg cobre áreas de conformação de 270 x 170 mm a 2.450 x 1.450 mm com profundidades de desenho de até 700 mm. Isto significa que é particularmente adequada para peças moldadas em lotes de grandes dimensões. A automatização através de uma unidade de carregamento de folhas ou rolos é possível em todos os tipos de máquinas UAg.

A Illig tem vindo a trabalhar com os seus clientes para otimizar a configuração da máquina e do processo da série UAg, a fim de alcançar o máximo rendimento. Por exemplo, tempos de ciclo consideravelmente mais rápidos podem ser alcançados através da utilização de uma terceira unidade de aquecimento. Com um investimento de 25% do custo total para esta extensão, é possível aumentar o desempenho da máquina em até 80%.

Máquina de termoformagem para processamento de chapa Illig UAg
Máquina de termoformagem para processamento de chapa Illig UAg
A Illig apresenta uma gama abrangente de serviços que cobrem todo o ciclo de vida da máquina

A Illig é representada em Portugal pela Folhadela Rebelo.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    12/06/2024

  • Newsletter InterPlast

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial