Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Este projeto é o culminar das diversas iniciativas da Graphene Flagship para levar o grafeno e materiais relacionados (GRM) do laboratório para a produção e utilização comercial

Graphene Flagship celebra êxito de um projeto pioneiro com materiais 2D

05/06/2024

A iniciativa ‘Graphene Flagship’ organiza um simpósio nos dias 11 e 12 de junho, no Town Hall Europe, em Bruxelas, para comemorar o êxito do seu projeto de 20 milhões de euros ‘2D Experimental Pilot Line’ (2D-EPL). Serão apresentados os progressos alcançados na criação de um ecossistema de materiais 2D em dispositivos eletrónicos, fotónicos e biomédicos.

Este projeto de quatro anos, que começou em outubro de 2020, é o culminar de muitas das iniciativas do Graphene Flagship para levar o grafeno e materiais relacionados (GRMs) do laboratório para a produção e uso comercial. O simpósio apresentará os resultados do projeto e delineará linhas de ação futuras, à medida que o 2D-EPL entra no seu quarto e último ano.

Imagen

Numa manifestação de apoio à indústria europeia, o evento de dois dias, cuja participação é gratuita, contará com a presença de oradores dos parceiros do projeto e de especialistas em materiais 2D de todo o continente. Entre eles, contam-se profissionais da Melexis (Suíça), Graphenea (Espanha), Hewlett Packard Enterprise (Bélgica), CNIT (Itália) e AMO (Alemanha), cujas apresentações se centrarão no potencial de aplicações biomédicas e fotónicas dos semicondutores GRM.

As palestras principais serão proferidas por Peter Bøggild da Universidade Técnica da Dinamarca e Hyeon-Jin Shin do Instituto de Ciência e Tecnologia de Gwangju na Coreia do Sul, que abordarão os desafios específicos associados à conceção, produção em grande escala e integração de GRMs para dispositivos lógicos da próxima geração. Um workshop de inovação dirigido por investigadores da Black Semiconductor e da Infineon, entre outros, servirá de plataforma para os participantes conversarem sobre o futuro do desenvolvimento de GRM na Europa.

Inicialmente, o projeto 2D-EPL foi construído em torno de dois pilares. O primeiro, centrado na prototipagem e no fabrico de ‘wafers’, ofereceu a académicos, investigadores e empresas privadas uma oportunidade única de testar e criar protótipos de novas ideias para dispositivos de materiais 2D. Cinco ensaios experimentais de ‘wafers’ multiprojeto (MPW) permitiram o desenvolvimento de protótipos em grande escala e a baixo custo.

Imagen

O outro pilar centrou-se na capacitação de processos, com a criação de duas novas ferramentas personalizadas. Trata-se de um reator de deposição de vapor por processo químico organometálico (MOCVD) da Aixtron e de uma ferramenta automatizada de transferência de camadas 2D da SUSS MicroTec. A criação destas ferramentas permitiu testar e modificar em profundidade os processos de desenvolvimento e transferência de camadas de material 2D, proporcionando uma base essencial para alcançar uma elevada capacidade de produção no futuro.

As inscrições para o simpósio 2D-EPL são gratuitas e podem ser feitas hoje no sítio Web da iniciativa ‘Graphene Flagship’, onde também se encontra a agenda completa e informações sobre os oradores. Para os investigadores ou empresas privadas que desejem participar no projeto 2D-EPL, o sexto e último ensaio MPW da Graphenea Semiconductors está aberto a candidaturas até ao final de junho.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    12/06/2024

  • Newsletter InterPlast

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial