Embora já não seja o plástico mais produzido no mundo, o PVC continua a ser um dos termoplásticos mais vendidos, juntamente com o polietileno e o polipropileno. O último estudo de mercado da Ceresana sobre o policloreto de vinilo, agora na sua oitava edição, prevê um maior crescimento para este material versátil: até 2032, a procura global de PVC deverá aumentar para cerca de 58,1 milhões de toneladas.
Quase dois terços de toda a produção de PVC são adquiridos pela indústria da construção e utilizados numa grande variedade de aplicações: desde revestimentos de pavimentos a revestimentos de fachadas e painéis de telhado, bem como juntas, cabos, cavilhas e fixadores. Só os tubos e as tubagens, a aplicação mais importante do PVC, representam mais de 36% do seu consumo. Seguem-se os perfis, com 20%, e as películas e folhas, com 18,5% da utilização do PVC. Os tubos de esgoto, em particular, são feitos de PVC rígido; o mercado de tubos de PVC para água potável e aplicações industriais é um pouco menor. Em comparação com os tubos de betão ou de metal, os produtos de PVC são mais leves, mais flexíveis, mais resistentes aos produtos químicos e, em geral, mais duráveis.
Depois do setor da construção, o segundo maior consumidor de PVC é a indústria de embalagens, que processa cerca de 16,7% do PVC produzido em todo o mundo. O PVC é utilizado para fabricar embalagens rígidas, ou seja, recipientes como embalagens de manteiga ou de iogurte, garrafas, caixas e tampas, mas também embalagens flexíveis como filme de embalagem, sacos, películas retrácteis e extensíveis.
Outros produtos de uso diário feitos de PVC incluem cartões de crédito, couro artificial, tampos de sanita e escovas. O PVC é também utilizado em fitas isolantes e revestimentos protetores para alicates e outras ferramentas. A tecnologia médica requer PVC resistente a produtos químicos e desinfetantes, por exemplo, para sacos de infusão, tubos, cateteres e luvas. As espumas rígidas de PVC são utilizadas como material de base para compósitos de fibras e construções em sanduíche leves.
O capítulo 1 apresenta uma visão geral e uma análise do mercado global de PVC, com previsões até 2032: para cada região do mundo, é fornecida a procura em toneladas e as receitas em dólares americanos e euros. Para além disso, a procura global e regional é analisada por produto e área de aplicação.
O PVC é utilizado principalmente no setor da construção, por isso, o estudo analisa em pormenor a aplicação nos seguintes produtos:
O estudo examina igualmente as áreas de aplicação e os setores de utilização do PVC:
O Capítulo 2 examina individualmente 46 países, que constituem os maiores mercados nacionais de PVC.
Em cada caso, são apresentados a procura, as receitas, a produção e o comércio específicos de cada país:
O Capítulo 3 apresenta os perfis dos principais fabricantes de PVC, claramente organizados de acordo com os dados de contacto, receitas, receitas líquidas, gama de produtos, locais de produção, capacidades e resumo do perfil. São fornecidos perfis pormenorizados de 70 fabricantes, incluindo a China National Chemical Corporation, o Formosa Plastics Group, a Ineos Holdings Ltd, a Occidental Petroleum Corporation, a Orbia Advance Corporation, a Shin-Etsu Chemical Co, Ltd, a Westlake Chemical Corporation e a Xinjiang Tianye Co, Ltd.
Para mais informações sobre a 8ª edição do estudo de mercado 'Polyvinyl Chloride (PVC) - Global Report': https://ceresana.com/en/produkt/polyvinyl-chloride-market-report
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa