Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Hasco, pioneira na digitalização

12/06/2024

Atualmente, a digitalização desempenha um papel fundamental no fabrico de ferramentas e moldes. A Hasco reconheceu desde cedo as oportunidades da digitalização e implementou-a no início dos anos 80, com o objetivo de simplificar o máximo possível a conceção e o fabrico de estruturas de moldes.

Numa altura em que ainda ninguém pensava em Computer Aided Design (CAD), a empresa alemã já oferecia apoio no desenho de moldes. Um ‘livro de projetos’ era uma ajuda bem-vinda na prancheta de desenho. Também nessa altura, o manual com exemplos de desenho da Hasco nunca teria faltado na prateleira de um desenhador de moldes. Os primeiros passos na via digital foram dados dentro da empresa no departamento de tecnologia de moldes e engenharia de máquinas, quando foi introduzido o acoplamento de dados com as máquinas, a aquisição de dados de produção e a rastreabilidade do produto.

Numa altura em que ainda ninguém pensava em Computer Aided Design (CAD)...
Numa altura em que ainda ninguém pensava em Computer Aided Design (CAD), a empresa alemã já oferecia apoio no desenho de moldes

Seguiu-se, em 1982, a aquisição do primeiro sistema CAD da Unigraphics e a introdução do módulo Hasco Standard Mold Unit, que permitia aos projectistas e fabricantes de moldes configurar sistemas completos de moldes com os respetivos acessórios diretamente a partir do sistema fornecido. Este foi um marco importante, uma vez que a Hasco foi a primeira empresa no mercado a disponibilizar este serviço digital aos seus clientes sob a forma de uma biblioteca de unidades de molde padrão. Da prancheta de desenho ao posto de trabalho digital - o posto de trabalho digital e também o trabalho assistido por computador foram sinónimo de uma mudança de paradigma no sector. Após a invenção do sistema modular para unidades de moldes standard nos anos 60, a Hasco alterou fundamentalmente, várias décadas mais tarde, a forma de pensar e de atuar de toda uma indústria.

O conceito básico do módulo de unidade de molde standard foi, desde então, continuamente ampliado e otimizado. Em 1997, surgiu então a primeira versão em 3D com dados tridimensionais, que ainda hoje constituem a base para a conceção de ferramentas de moldagem. Um ano mais tarde, o sistema digital foi alargado com um serviço de encomendas online. Através da página inicial, que na altura foi premiada como o site mais moderno, era possível encomendar todos os componentes de placas e acessórios de forma confortável e fácil no próprio computador. Ao mesmo tempo, isto simplificou o cálculo do preço de um sistema de moldes.

Atualmente, é impossível imaginar o quotidiano empresarial sem a digitalização. Internamente, os processos manuais de produção e de assistência tiveram de dar gradualmente lugar a sistemas digitais. Isto aumentou a capacidade de entrega e simplificou substancialmente o fabrico dos produtos de qualidade da Hasco. Os stocks e a logística foram digitalizados para acelerar ainda mais os processos de entrega e dar maior flexibilidade ao cliente. Também os produtos há muito que entraram na era digital. Alguns artigos são agora fornecidos, por exemplo, com uma interface OPC UA. Com a ajuda do recém-lançado Mould Track, é agora possível uma localização interior precisa dos moldes de injeção.

Além disso, a A Hasco hot runner está a trilhar novos caminhos inovadores, trazendo a tecnologia RFID para os sistemas de canais quentes. 

Como pioneira da digitalização, a Hasco simplificou repetidamente os processos de trabalho e, com mais inovações para o futuro, está mais uma vez a estabelecer padrões em termos de eficiência e produtividade.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    04/09/2024

  • Newsletter InterPlast

    31/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial