Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Stratasys e BASF desenvolvem novo PP de alta performance para impressão 3D

26/06/2024

A Stratasys anunciou o lançamento de um inovador Polipropileno (PP), especialmente desenvolvido para a sua tecnologia SAF, em parceria com a BASF. O material deverá estar disponível no quarto trimestre de 2024.

O Stratasys PP SAF, oferecido em parceria com a BASF Forward AM, foi projetado para fornecer maior eficiência de custos e qualidade superior de peças em tecnologias de fusão em leito de pó. De acordo com a empresa, este material inovador oferece um custo mais baixo por peça e uma estética de superfície excecional em comparação com os materiais existentes e é projetado para atender às rigorosas demandas de produção de alto volume, mantendo uma qualidade geral acima da média.

Grelha de altifalante automóvel impressa com PP SAF numa impressora Stratasys H350 e finalizada com o processo VaporFuse Surfacing utilizando a...
Grelha de altifalante automóvel impressa com PP SAF numa impressora Stratasys H350 e finalizada com o processo VaporFuse Surfacing utilizando a máquina Powerfuse S PP da DyeMansion.

“Com uma capacidade de nesting superior e um tempo de resposta total inferior a 36 horas, o SAF PP permite que os clientes produzam centenas de peças numa única construção”, disse Neil Hopkinson, vice-presidente de Tecnologia de Fabrico Aditivo da Stratasys. “Isso aumenta a produtividade e a eficiência de custos, fornecendo peças de alta qualidade a um custo menor.”

O PP SAF foi projetado para uma ampla gama de aplicações, atendendo a diversos setores, como o automóvel, médico, de material de desporto, bens de consumo e setores industriais. O PP SAF proporciona durabilidade, resistência química e flexibilidade para componentes automóveis, como caixas e condutas, bem como dispositivos ortopédicos e equipamento desportivo de consumo, como caneleiras. A sua natureza leve e a sua impermeabilidade à água e ao ar fazem dele a escolha ideal para a produção de peças complexas e de alta qualidade em várias aplicações.

O novo material também demonstrou a capacidade de produzir peças robustas e sem defeitos com geometrias complexas, tais como tubos flexíveis e estanques e suportes de sensores complexos.
 

Componente automóvel flexível produzido com PP SAF, o novo material de polipropileno para a tecnologia SAF/Fonte...
Componente automóvel flexível produzido com PP SAF, o novo material de polipropileno para a tecnologia SAF/Fonte: Stratasys

“O acabamento da superfície das peças em PP SAF é incomparável”, afirmou Philipp Götz, diretor executivo da Götz Maschinenbau GmbH & Co. KG, um cliente beta deste material. “A resolução de detalhes finos e a aparência uniforme são muito superiores a qualquer outro PP impresso em PBF que já vimos, melhorando significativamente o apelo visual de nossos produtos finais.”

“A qualidade consistente do PP SAF é excecional”, disse Jennifer Govea, engenheira de aplicações da Sun Digital. “As suas propriedades herméticas e estanques garantem um desempenho fiável em várias aplicações. Com o SAF PP, podemos agora trazer uma ampla gama de benefícios de fabricação aditiva para aplicações ilimitadas que usam PP hoje na fabricação tradicional.”

“Temos o prazer de colaborar com a Stratasys no desenvolvimento deste novo material de polipropileno, otimizado para a sua tecnologia de impressão 3D SAF”, acrescentou Martin Back, CEO da BASF Forward AM. “Esta parceria reforça o nosso compromisso em fornecer soluções robustas de AM adaptadas às necessidades dos fabricantes industriais. Juntos, pretendemos alargar a adoção de tecnologias AM para tornar os nossos clientes mais bem-sucedidos.”

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial