Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A empresa belga é uma referência no sector da construção em termos de circularidade há vários anos.

Deceuninck reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade

08/07/2024

A Deceuninck, um dos principais fabricantes de perfis de janelas e portas em PVC, trabalha todos os dias para desenvolver a sua atividade, minimizando a sua pegada de carbono, reafirmando assim o seu compromisso de cuidar do nosso planeta. Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, a marca partilhou as bases que lhe permitiu tornar-se uma referência no sector da construção em termos de circularidade.

“Trabalhamos para consolidar uma mudança de paradigma, para avançar e construir um mundo mais sustentável, uma vez que o sector da construção é um dos maiores emissores de CO2 através da produção de materiais de construção, da utilização de maquinaria pesada e do consumo de energia dos edifícios”, afirma Giorgio Grillo, diretor-geral da Deceuninck Iberia.

A empresa belga é pioneira no desenvolvimento de um modelo de produção que permite que 100% do PVC recuperado seja reciclado e transformado em novos perfis para portas e janelas. A Deceuninck está a fazer a sua parte para promover a transição para um modelo de construção mais amigo do ambiente.

A fábrica de reciclagem de perfis de PVC da Deceuninck em Diskmuide, Bélgica. Foto: Valerie Clarysse
A fábrica de reciclagem de perfis de PVC da Deceuninck em Diskmuide, Bélgica. Foto: Valerie Clarysse.

Empenhada na economia circular, a Deceuninck investiu 25 milhões de euros para aumentar a capacidade de reciclagem da sua fábrica de Diskmuide, na Bélgica para atingir o ambicioso objetivo de reciclar 45.000 toneladas de PVC por ano. Equipada com tecnologia de ponta, é uma das maiores fábricas de reciclagem da Europa, onde todo o material recuperado é transformado em novos sistemas de janelas e portas. Além disso, a nova linha de reciclagem automática processa material pós-industrial e pós-consumo para reutilização em novos produtos com as mesmas garantias e desempenho que a matéria-prima virgem, promovendo assim um dos pilares da sua proposta de valor.

Vantagens do PVC reciclado

Fabricados a partir de material reciclado e 100% reciclável, os produtos Deceuninck são o resultado tangível de um forte empenho na redução do consumo global de energia. O processo evita que milhares de perfis de portas e janelas usados acabem em aterros, enquanto oferece aos clientes a possibilidade de criar uma casa mais sustentável e energeticamente eficiente, com todas as características de conforto e segurança.

A nova linha de reciclagem automática na fábrica de Diskmuide da Deceuninck processa material pós-industrial e pós-consumo para reutilização em novos...
A nova linha de reciclagem automática na fábrica de Diskmuide da Deceuninck processa material pós-industrial e pós-consumo para reutilização em novos produtos, com as mesmas garantias e desempenho que a matéria-prima virgem. Foto: Valerie Clarysse.

"Contrariamente à crença popular, o PVC reciclado que utilizamos na Deceuninck para fabricar novos perfis de janelas e portas excede os padrões de desempenho estabelecidos. As inovações na tecnologia de reciclagem tornaram possível produzir perfis de PVC reciclado que mantêm a mesma resistência, durabilidade e estética que os seus homólogos virgens. Assim, os consumidores podem confiar nos produtos que a Deceuninck oferece como uma boa escolha para as suas casas, com um desempenho de qualidade e 100% de sustentabilidade”, diz Giorgio Grillo.

O PVC é um material resistente e reutilizável devido à sua composição química, pelo que, atualmente, muitos produtos de construção são fabricados neste material, para aumentar o seu ciclo de vida. O PVC é muito bem recebido pelos profissionais do sector e pelas empresas industriais que o escolhem para o fabrico de produtos com um grande isolamento térmico, alto rendimento, baixa manutenção e versatilidade.

O PVC reciclado utilizado pela Deceuninck para fabricar novos perfis de janelas e portas excede os padrões de desempenho estabelecidos, diz a empresa...
O PVC reciclado utilizado pela Deceuninck para fabricar novos perfis de janelas e portas excede os padrões de desempenho estabelecidos, diz a empresa. Foto: Valerie Clarysse.

Objetivos climáticos da Deceuninck têm validação SBTi

A marca belga apresentou recentemente os seus objectivos de redução da pegada de carbono a fim de obter a validação Science Based Targets Initiative (SBTi). Este organismo multinacional permite às empresas estabelecer objetivos ambiciosos de redução das emissões em conformidade com os últimos desenvolvimentos da ciência climática. Trata-se de uma colaboração entre o United Nations Global Compact (UNGC), o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).

A iniciativa tem como objetivo incentivar as empresas de todo o mundo a reduzir para metade as suas emissões até 2030 e a atingir emissões líquidas nulas até 2050. Em setembro de 2023, o organismo independente concluiu a avaliação e aprovou oficialmente os objetivos de curto e longo prazo da Deceuninck com base nos seus critérios Net Zero, fazendo com que os objetivos climáticos da empresa estivessem em linha com a campanha Business Ambition por 1,5°C, que visa limitar o aquecimento global a 1,5°C.

A empresa Deceuninck está totalmente alinhada e empenhada em continuar a promover um desenvolvimento sustentável que respeite o planeta e as pessoas.

A Deceuninck investiu 25 milhões de euros para aumentar a capacidade da sua fábrica de reciclagem e atingir o objetivo de reciclar 45...
A Deceuninck investiu 25 milhões de euros para aumentar a capacidade da sua fábrica de reciclagem e atingir o objetivo de reciclar 45.000 toneladas de PVC por ano. Foto: Valerie Clarysse.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial