Um coletor de admissão de ar fabricado com 100% Renycle, a marca da RadiciGroup para os polímeros de engenharia fabricados a partir de nylon reciclado, foi premiado pela Society of Plastics Engineers (SPE). O prémio foi entregue no dia 28 de junho durante a 22ª edição dos Prémios SPE Automotive.
O coletor de admissão de ar é uma aplicação de alta tecnologia típica da indústria automóvel, onde o nylon reforçado com fibra de vidro substituiu, ao longo dos anos, quase completamente os metais.
A RadiciGroup fornece polímeros PA6-FV e PA66-FV para vários motores de veículos em todo o mundo. Neste caso, porém, o desafio era utilizar um material de poliamida 100% reciclado mecanicamente, resultado de um cuidadoso processo de seleção, limpeza e controlo das matérias-primas para garantir uma consistência qualitativa muito elevada.
Este componente, concebido e fabricado pela Marelli, deve cumprir requisitos de desempenho rigorosos: alta pressão de rutura, pulsações de pressão e testes de vibração prolongados sujeitos a ciclos térmicos, choques térmicos, etc.
No desenvolvimento da peça, foi dada especial atenção à análise NVH (Noise Vibration Harshness) para garantir, entre outras coisas, um desempenho acústico em linha com os outros materiais utilizados.
Ao desenvolver o material reciclado Renycle, o RadiciGroup não só procurou otimizar o desempenho, tendo em conta as exigências específicas da aplicação do coletor de admissão de ar (desempenho mecânico, térmico, etc.), mas também procurou maximizar os benefícios ambientais. De facto, foi obtida uma redução de mais de 70% das emissões de CO2, medidas segundo a metodologia LCA (Life Cycle Assessment), em relação ao material equivalente de origem fóssil.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa