Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Avidens: tecnologia baseada em IA melhora a qualidade das peças injetadas com conteúdo reciclado

17/07/2024
O consórcio industrial Avidens desenvolveu uma tecnologia com o mesmo nome para monitorizar em tempo real o processo de injeção com plásticos reciclados, que permite retificar parâmetros quando são detetadas anomalias no comportamento do material.
Visualização do comportamento do material com sensores dielétricos
Visualização do comportamento do material com sensores dielétricos.

O consórcio, composto pelas empresas alemãs SensXpert (sensores e IA), Schwarz Plastics Solutions (engenharia de polímeros), Netzsch Analyzing & Testing (materiais e análises laboratoriais) e Precupa (moldes), pretende criar condições para o cumprimento da nova legislação europeia sobre a obrigatoriedade de incluir conteúdo reciclado em componentes de plástico.

As propriedades e a qualidade dos materiais com conteúdo reciclado pós-industrial (PIR) ou conteúdo reciclado pós-consumo (PCR) podem resultar em variações no processamento, tornando difícil manter a estabilidade na produção em série. Especialmente no caso de componentes técnicos, estas variações podem resultar numa baixa eficiência e numa taxa de rejeição mais elevada.

Nos últimos anos, os processos de reciclagem foram melhorados para garantir uma melhor qualidade entre os lotes de material e, por outro lado, os fabricantes de máquinas de injeção desenvolveram sistemas de regulação para equilibrar as instabilidades do processo.

No entanto, até agora, não existia uma tecnologia fiável para detetar anomalias no interior do molde durante o processo de injeção, que permitisse ajustar os parâmetros em tempo real entre ciclos. Esta abordagem foi o mote da Avidens, uma tecnologia baseada em sensores dielétricos (DEA) combinados com inteligência artificial para verificar, por exemplo, o estado de cristalização ou a viscosidade no interior das cavidades e comparar os resultados em tempo real com padrões pré-definidos. Desta forma, as anomalias são detetadas em tempo real e uma integração com o controlo da máquina permite um ajuste dos parâmetros para obter um processo estável e contínuo.

A nova tecnologia será apresentada pela primeira vez na Fakuma, em outubro.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    04/09/2024

  • Newsletter InterPlast

    31/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial