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Indústria mostra espírito inovador e competitivo na Eurobike 2024

Tendências no setor das bicicletas e da ecomobilidade

16/07/2024

Apesar das perturbações que atingiram o setor nos últimos anos, o mundo da bicicleta está otimista quanto ao futuro. A Eurobike 2024, realizada de 3 a 7 de julho de 2024, em Frankfurt, foi palco de várias inovações e tendências promissoras que antecipam um desenvolvimento e melhoria contínuos e progressivos da tecnologia por trás deste meio de transporte.

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As MTBs perdem peso

A eterna megatendência para bicicletas mais leves continua: A Bulls apresentou na Eurobike uma EMTB (bicicleta de montanha elétrica) que pesa apenas 18 quilogramas. A Sonic Evo AM SX é uma bicicleta totalmente em carbono com mudanças SRAM AXS e um motor Bosch SX. O seu modelo irmão, a Sonic Evo SX Dakar, segue o mesmo conceito de uma variante desportiva para o dia a dia, mas apresenta um quadro hardtail, farol, guarda-lamas e suporte.

A KTM Scarp Exonic não tem motor e é perfeita para atletas. O carbono com capacidade para corrida impressiona com um peso de pouco mais de 10 kg sem pedais.

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Bicicletas SUV compatíveis com a estrada

Muitas vezes, as bicicletas elétricas a pedal só oferecem características de condução moderadas assim que se sai das estradas de asfalto. É por isso que as e-bikes para SUV com pneus largos e quadros mais robustos são tão populares. A Kalkhoff reagiu e, pela primeira vez, desenvolveu um quadro com suspensão total para a nova Entice 7+, para obter uma confortável bicicleta SUV com um carácter desportivo e um peso total de 170 quilogramas.

O gravel diferencia-se

A bicicleta de gravel tornou-se um importante gerador de vendas, especialmente junto do público jovem, que descobriu a versatilidade das bicicletas desportivas e as usa em diversos contextos. Neste segmento, convergem duas tendências diferentes: bicicletas de corrida rápidas com pneus mais estreitos como equipamento desportivo todo-o-terreno e bicicletas robustas, de passeio ou de viagem, adequadas para viagens de curta duração até passeios de longa distância. A principal diferença entre estas bicicletas são os pneus de volume diferente e os quadros e forquilhas correspondentes. O fabricante de rodas DT Swiss expôs na Eurobike diversos modelos.

Ambas as tendências também se refletem e entrelaçam na crescente gama de acessórios. O sistema de suporte Infinity Universal da SKS, por exemplo, é fácil de fixar em bicicletas desportivas sem rosca no quadro e também fácil de desmontar.

O fascínio das bicicletas de estrada

As bicicletas de estrada de alta gama estão a tornar-se cada vez mais objetos de prestígio, especialmente na gama de preços mais elevados. Este género beneficia da influência da gravilha: os pneus e as jantes de corrida tornam-se geralmente mais largos, em prol de um melhor conforto, aderência à estrada e estabilidade de condução. Assim, as bicicletas dominam também as passagens em estrada de terra.

Critérios contraditórios, como o design leve, a rigidez e a aerodinâmica, estão agora mais bem conjugados. Cabos e linhas desaparecem no quadro, mas sem negligenciar a facilidade de manutenção e ajustes. A Liv, uma marca subsidiária da Giants, apresenta um excelente exemplo disto: a nova Langma, uma bicicleta desportiva especialmente desenvolvida para ciclistas de corrida do sexo feminino.

A aerodinâmica otimizada é também a razão dos sistemas de rodas e pneus harmonizados de forma construtiva da Zipp ou da DT Swiss.

Ao mesmo tempo, vários fabricantes de bicicletas de estrada estão a trabalhar no alargamento das gamas de preços mais baixas, a partir de 1500 euros. A ideia é transmitir o fascínio do ciclismo especialmente aos novos utilizadores e aos mais jovens.

Cargo: compacta e todo-o-terreno

As bicicletas de carga despertaram e continuam a despertar grande interesse. Mas nem toda a gente consegue lidar com estas bicicletas de carga pesadas e volumosas. É por isso que muitos fabricantes apostam em modelos mais compactos com rodas mais pequenas, espaços de carga mais curtos e uma distância entre eixos mais compacta. A nova Carrie da Riese & Müller é um exemplo do caminho que está a ser percorrido. Como resultado, as bicicletas de carga compactas, que podem ser usadas para transportar crianças ou cargas, tornam-se significativamente mais leves, mais ágeis e fáceis de manusear, e ocupam menos espaço nas ciclovias e no estacionamento. Assim, as bicicletas de carga de uso quotidiano deverão despertar o interesse de um público ainda mais vasto.

Ao mesmo tempo, está a desenvolver-se um novo nicho para as necessidades de transporte para além das vias asfaltadas: A CaGo apresentou uma versão todo-o-terreno da inovadora série CS, equipada com uma área de carga de dois andares. Também a pioneira das bicicletas compactas Tern abandonou o terreno tradicional, criando um novo género de bicicletas de carga de aventura todo-o-terreno com a sua potente offroad-longtail Orox. A Orox vem com rodas de 27,5 ou 29 polegadas, um forte motor Bosch e um conceito de bateria dupla. Pode transportar duas crianças, um adulto ou bagagem pesada, até 210 quilos de peso total.

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Mudanças elétricas

A eletrónica também está a encontrar o seu lugar no desviador desportivo. A Shimano apresenta a versão elétrica do comprovado GRX Gravel Group. Utiliza a comprovada tecnologia Di2 e oferece uma grande variedade de velocidades 2x11 e diferentes cassetes.

A caixa de velocidades motorizada MGU da Pinion conquistou um lugar de destaque nas pedelecs de alta qualidade para ciclistas frequentes e de viagem. A variante Smart.Shift do ano passado será atualizada para a variante Auto.Shift em 2024. Isto significa que o sistema de mudanças muda de velocidade de forma totalmente automática, com base nos dados atuais de condução. No entanto, o ser humano tem sempre prioridade: Se necessário, a seleção automática das mudanças pode ser anulada manualmente em qualquer altura. O fabricante Gudereit já incluiu esta nova tecnologia nas novas bicicletas de e-trekking ET 13.6 e 13.8. Outros fabricantes de renome, também do sector do BTT e das bicicletas de carga, seguirão em breve o exemplo.

Evolução do motor

O suporte eletrónico já não é a exceção, mas sim a regra. Mais de metade de todas as bicicletas vendidas em 2023 eram pedelecs. Os novos desenvolvimentos no campo dos motores visam um peso mais baixo, uma tecnologia de baterias mais eficiente e um controlo refinado.

A Fazua, empresa que inventou a transmissão Light Assist, está a atualizar os seus sistemas modulares de motor-bateria com uma ergonomia melhorada e baterias mais eficientes.

O novo X25 completa a gama de motores de cubo leves da Mahle. Estes são colocados discretamente na roda traseira e prometem um desenvolvimento de potência suave com baixo consumo e desgaste.

O fornecedor automóvel ZF também aposta na micromobilidade. Este ano, a empresa sediada em Friedrichshafen apresentou na Eurobike o até agora secreto 'Bike Eco System', uma unidade de assistência completa compacta com um motor montado a meio, com a forma e o peso de uma unidade de assistência ligeira.

Digitalização e conetividade

As bicicletas e o ciclismo estão a tornar-se mais digitais. A indústria está atualmente a descobrir e a desenvolver o nível secundário da tecnologia pedelec: a eletricidade e a eletrónica de bordo estão a tornar-se a base para a digitalização dos sistemas. Integração de software, funções individualizadas através de aplicações, recolha de dados de condução, localização de posição para proteção contra roubo, mas também comunicação, navegação e planeamento de viagens são combinados em sistemas de uma única fonte.

O líder de mercado Bosch refere que o desenvolvimento atual do produto “se concentra na conetividade adicional das e-bikes”. Através de novas funções digitais, a bicicleta elétrica pode aprender e tornar-se “uma companheira inteligente”.

O grupo de corrida SRAM Red AXS, cuja geração anterior já funciona com rádio e servo, foi incorporado pelo seu fabricante em 2024 num sistema integrado que consiste na configuração das mudanças de velocidade, medição de potência, navegação e planeamento de rotas. Juntamente com o computador de bicicleta interno Hammerhead e o suporte de aplicações, cria uma ligação direta com a Internet e os seus recursos, tais como redes sociais, mas também instruções de manutenção e reparação.

O especialista em iluminação Busch & Müller segue a mesma direção digital. O farol de topo Briq-XL Premium combina uma melhor emissão e distribuição de luz com luz de curva controlada digitalmente. Mantém o seu campo de luz alinhado horizontalmente mesmo quando se conduz numa posição inclinada e é recolhido no exterior da curva para evitar o encandeamento.

Além disso, o B&M Turntec é um sistema de pisca-pisca pronto para o mercado para pedelecs, já incluído nas e-bikes da Scott ou Velo de Ville.

Ciclismo inclusivo

Durante a feira, foram apresentados dois modelos de triciclos modernos - o Hase Trigo Up E e o HP Velotechnik Delta TX -, com suporte eletrónico, desenvolvidos para permitir que pessoas com deficiência motoram façam percursos diários e passeios de lazer de bicicleta. Rodas pequenas, um quadro baixo e um centro de gravidade igualmente baixo facilitam a entrada na bicicleta e tornam a condução segura. Os motores de montagem central da Shimano ou da Bafang ajudam a pedalar. Um cesto entre as duas rodas traseiras oferece muito espaço para compras ou bagagem de viagem.

Sobre a Eurobike

A Eurobike é a principal feira destinada ao universo da bicicleta e da ecomobilidade. A próxima edição terá lugar no recinto feiral de Frankfurt, de quarta-feira, 25 de junho, a domingo, 29 de junho de 2025. Tal como nos anos anteriores, os dias de semana serão reservados aos visitantes profissionais e o fim de semana aos restantes visitantes interessados.

Para mais informações, consulte o site oficial do evento: www.eurobike.com

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