A atividade do Centro Tecnológico dos Plásticos (Aimplas) teve um impacto de 686 milhões de euros. O Centro também foi inscrito no Registo de Organizações Valencianas Socialmente Responsáveis, de acordo com o relatório de sustentabilidade.
No total, a atividade do Centro Tecnológico dos Plásticos (Aimplas), de Espanha, gerou um impacto social de 686 milhões de euros em 2023. Este valor, publicado no quinto relatório de sustentabilidade da organização, é o resultado do cálculo do retorno social do investimento (SROI) do Centro por uma organização especializada. O relatório apresenta o balanço da atividade do centro em 2023, em termos de critérios ambientais, sociais e de boa governação ESG.
O relatório de sustentabilidade foi desenvolvido segundo as normas da Global Reporting Initiative (GRI). Nesta edição, é destacado o impacto social de 317 milhões de euros na sua atividade relacionada com a economia circular e o apoio às empresas que se adaptam a este modelo de produção. O relatório de sustentabilidade sublinha a renovação do compromisso com os dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em que a empresa registou um impacto social de 448 milhões de euros.
As receitas e resultados obtidos em 2023 aumentaram 11%. Para manter este crescimento sustentado e sustentável, a Aimplas está a trabalhar num plano estratégico até 2030, com o contributo de todos os seus stakeholders, que lhe permitirá continuar a prosseguir o seu caminho nesta matéria.
Em conjunto com este crescimento e para continuar a responder à procura crescente de empresas que procuram soluções inovadoras que apoiem a economia circular, foi construído um novo edifício para albergar instalações de fábricas-piloto e laboratórios de impressão 3D, mecanoquímica e síntese de polímeros e aditivos.
Em 2023, a Aimplas também trabalhou no desenvolvimento de um plano diretor de sustentabilidade baseado nos três pilares ESG (questões ambientais, sociais e de governança), que está alinhado com os ODS e os critérios que permitiram que o Centro fosse registrado como uma Organização Valenciana Socialmente Responsável.
No âmbito da sustentabilidade ambiental, o relatório destaca outro marco: o recebimento do selo “Calculo y Reduzco” (Calcular e Reduzir) do Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico (MITECO) de Espanha.
O objetivo da Aimplas até 2025 é reduzir 20% as emissões de CO2 em relação a 2022. Desde 2020, a pegada de carbono do Centro foi reduzida 96%: de 384 toneladas de CO2 em 2020 para cerca de 14 toneladas em 2023.
Outro marco em 2023 foi a revalidação pela Aimplas da sua certificação EFQM 500+, que garante a sua excelência na gestão.
O impacto social da Aimplas na comunidade industrial também se materializa nos benefícios recebidos pelas empresas associadas. No total, 840 empresas beneficiaram, em 2023, de descontos em serviços, projetos, formações e conferências, bem como de alguns serviços gratuitos, como consultas sobre legislação, o que lhes permitiu poupar mais de 820 mil euros.
No plano social, a Aimplas continua empenhada na atração de talento, na defesa da igualdade e na proteção da saúde dos seus colaboradores, embora desenvolva também diversas ações sociais e promova o voluntariado entre os seus colaboradores.
A título de exemplo, no ano passado, continuou a trabalhar no seu IV Plano para a Igualdade. Durante o primeiro ano do Plano, 49 pessoas entraram na empresa, 24 das quais eram mulheres, o que representou 49% dos novos recrutamentos. Atualmente, não existe qualquer diferença salarial entre homens e mulheres na Aimplas. Além disso, a Diversity Foundation reconheceu a Aimplas pelo seu contributo e empenho na igualdade de género e na diversidade cultural e geracional. Além disso, pela segunda vez, o Centro foi classificado como um Great Place to Work em Espanha na categoria de 101-250 colaboradores.
Por último, o relatório destaca o “forte compromisso social que a Aimplas mantém com várias das fundações e organizações com as quais trabalha em prol do bem-estar das pessoas e do ambiente”. Por exemplo, em 2023, colaborou com a ONG Oceánidas e a sua iniciativa Rede de Guarda-Costas através de uma ação de voluntariado no dia 4 de junho que permitiu aos funcionários e familiares da Aimplas ajudar a limpar fundos marinhos e praias. No total, foram recolhidos 4.804 kg de lixo marinho através desta iniciativa em toda a Espanha.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa