“Vemos os novos requisitos legais, como o PPWR (Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens), como uma oportunidade para demonstrar a nossa experiência. A indústria europeia de reciclagem tem o know-how necessário para cumprir estes requisitos, o que confere à Europa uma importante vantagem competitiva”, afirma Markus Huber-Lindinger, diretor executivo da Erema.
O PPWR prevê um aumento significativo da proporção de materiais reciclados utilizados para o fabrico de produtos de embalagem até 2030. O mesmo acontece noutros segmentos, como a indústria automóvel, em que a Comissão Europeia e os principais fabricantes exigem igualmente uma maior proporção destes materiais nas novas peças.
Para garantir um fornecimento constante de pellets reciclados, com os padrões de qualidade necessários, são necessários processos de reciclagem de última geração.
São necessárias soluções inovadoras para cumprir as quotas de reciclagem no setor das embalagens alimentares. Nos últimos 25 anos, a série de máquinas Vacurema estabeleceu-se para a produção de rPET de qualidade alimentar. As tecnologias da Erema para a reciclagem de poliolefinas também foram aprovadas pela autoridade de segurança alimentar dos EUA: a combinação da Intarema TVEplus com o módulo ReFresher permite que os pellets de PO reciclados a partir de fluxos de entrada definidos sejam reutilizados em embalagens alimentares a taxas que podem atingir os 100%.
Ao descontaminar eficazmente o plástico e remover odores indesejados, a tecnologia abre outras aplicações de maior qualidade para pellets reciclados feitos de material pós-consumo. Estas podem ser utilizadas, por exemplo, em produtos automóveis, domésticos e de design, bem como em produtos delicados de cuidados pessoais.
Na UE, a autorização para a utilização de granulados reciclados de qualidade alimentar baseia-se numa ‘nova tecnologia’ (Regulamento 2022/1616). A Erema ajuda os recicladores a gerar dados e provas para o processo de avaliação da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos).
À medida que a procura de materiais reciclados aumenta, aumenta também a necessidade de expandir as capacidades através da utilização de máquinas maiores. Para a reciclagem de materiais PET, a Erema fornece sistemas de grande escala com capacidades até 6 toneladas por hora. A empresa também construiu máquinas para a reciclagem de poliolefinas com uma capacidade superior a 4 toneladas por hora.
Para além do rendimento, os processos específicos do material são decisivos para aumentar as capacidades de reciclagem. A vasta gama de produtos da Erema também inclui soluções para a produção de compostos, como a série Corema, que combina uma extrusora Erema com tecnologia de duplo parafuso. A tecnologia PCU TwinScrew, que inclui uma combinação direta da unidade de pré-condicionamento patenteada (PCU) e uma extrusora de duplo parafuso, também está pronta para assumir processos de homogeneização exigentes.
Estas máquinas, bem como a nova DuaFil Compact e várias soluções de filtragem, estão disponíveis para teste no Centro de Atendimento ao Cliente e no laboratório de I&D da Erema. “Esta vasta seleção de tecnologias é necessária para alcançar um processo de reciclagem eficiente, uma vez que o método deve ser adaptado ao polímero específico, ao grau de contaminação, ao material de entrada e à utilização para a qual os pellets reciclados serão usados”, explica Huber-Lindinger.
Os sistemas de assistência digital também contribuem de forma importante para a eficiência da reciclagem de plásticos. BluPort é a plataforma de clientes em linha da Erema, considerada a mais avançada no setor da reciclagem. A BluPort contém aplicações para controlo de qualidade e manutenção de máquinas. A aplicação PredictOn, por exemplo, recolhe dados em tempo real e permite fazer previsões sobre os próximos trabalhos de manutenção, o que aumenta o tempo de atividade e a produtividade da máquina.
Por seu lado, a aplicação Spare Parts Online, apresentada pela Erema na K 2016, torna muito mais fácil a encomenda de peças sobresselentes. Desde então, o número de clientes da Erema que utilizam a plataforma BluPort tem aumentado de forma constante, tendo mesmo triplicado nos últimos três anos, refere a empresa.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa