A empresa alemã Bio-Fed sediada em Colonia, filial da Akro-Plastic GmbH e representada pela Plastic Agents, lançou uma nova linha de compostos sob a marca M-Biobase, fabricados parcial ou totalmente a partir de materiais de base biológica e/ou com equilíbrio de biomassa.
Três compostos M-Biobase com diferentes proporções de fibras de madeira.
Graças à utilização de matérias-primas renováveis, os compostos M-Biobase têm uma pegada de CO2 melhorada em comparação com os plásticos convencionais de origem fóssil.
Um exemplo é o polipropileno (PP) com equilíbrio de biomassa, produzido a partir de resíduos da refinação de óleos vegetais ou óleos alimentares usados (OAU). Os compostos produzidos a partir deste material têm certificação ISCC PLUS, o que garante a rastreabilidade do fluxo de material sustentável ao longo de toda a cadeia de valor.
Outro exemplo da utilização de matérias-primas renováveis nos compósitos M-Biobase é a utilização de cargas orgânicas, como a madeira ou a lenhina, provenientes de fluxos de resíduos da indústria da madeira.
Os materiais M-Biobase são adequados para moldagem por injeção e extrusão e podem ser utilizados numa variedade de aplicações.
Para além da gama M-Biobase, a Bio-Fed fornece os masterbatches AF-CirColor (masterbatches de cor), AF-CirCarbon (concentrados de negro de fumo) e AF-CirComplex (masterbatches aditivos), que se baseiam em material de suporte com equilíbrio de biomassa e, por isso, também contribuem para a redução da pegada de CO2.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa