A portuguesa Selenis, fornecedora de soluções de poliéster de alta qualidade, e a francesa Carbios, especialista no desenvolvimento e industrialização de tecnologias biológicas para reinventar o ciclo de vida dos plásticos e têxteis, assinaram uma Carta de Intenção (LOI), com o objetivo de cooperar na produção de PETG.
Ao aproveitar a tecnologia única de despolimerização enzimática da Carbios e a experiência da Selenis em polimerização, as empresas visam desenvolver um PETG premium e sustentável, produzido a partir de resíduos de PET, para os mercados da embalagem cosmética e farmacêutica, tanto na Europa como nos EUA. Esta parceria resulta de uma colaboração de dois anos entre as empresas e representa um avanço significativo na reciclagem de plásticos.
Graças à sua excecional clareza, durabilidade e resistência mecânica e química, o PETG é especialmente indicado para a produção de embalagens para cosmética e para a área da saúde. A solução de despolimerização enzimática da Carbios decompõe todos os tipos de resíduos de PET em monómeros de PTA e MEG, que são depois transformados em PETG através dos processos avançados de polimerização da Selenis. Graças à pureza destes monómeros, o PETG proveniente da bio reciclagem apresenta exatamente as mesmas propriedades que o PETG virgem, permitindo que os produtos embalados sejam protegidos e apresentados de forma atrativa.
Na indústria médica e farmacêutica, as propriedades do PETG são também essenciais para garantir o melhor desempenho das embalagens, esterilidade, transparência e brilho ótico, tornando-o uma escolha ideal para embalagens complexas de dispositivos médicos, blisters farmacêuticos ou qualquer outra embalagem de equipamento de diagnóstico. O valor do material é, portanto, ainda mais destacado ao incluir material reciclado de forma sustentável, garantindo ao mesmo tempo todas as propriedades necessárias, alinhando as exigências de sustentabilidade do consumidor e os rigorosos requisitos regulamentares.
A parceria entre a Carbios e a Selenis é o resultado de extensos testes piloto e de polimerização industrial que refinaram a qualidade do produto final. O resultado são grades PETG altamente especializadas, que incluem componenentes provenientes de bio reciclagem, e que cumprem os rigorosos requisitos de setores como a cosmética e a saúde, onde a Selenis tem uma forte presença através da sua marca Selcare.
Emmanuel Ladent, CEO da Carbios lembra que “a Carbios e a Selenis têm uma longa colaboração estabelecida para produzir PETG emitido a partir da tecnologia de bio reciclagem exclusiva da Carbios. Este material premium altamente especializado satisfaz os exigentes requisitos de qualidade, enquanto contribui para a transição para materiais de embalagem mais sustentáveis. A parceria abrirá novos mercados para a Carbios, nomeadamente o setor da saúde, à medida que continuamos a nossa expansão comercial em todo o mundo.”
Por seu lado, Eduardo Santos, responsável de estratégia corporativa da Selenis refere: “Ao combinar os nossos 65 anos de experiência com a tecnologia pioneira de bio reciclagem da Carbios que garante monómeros de alta qualidade para a produção de PETG com propriedades semelhantes às do material virgem, estamos a avançar no desenvolvimento de materiais sustentáveis para satisfazer a crescente procura de soluções ambientalmente responsáveis nas indústrias cosmética e de saúde. Juntos, temos o potencial de transformar o futuro dos plásticos sustentáveis.”
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa