A Frigel, empresa especializada em soluções para aplicações de refrigeração e controlo de temperatura, distribuída pela Folhadela Rebelo, participa na Fakuma 2024 com vários novos produtos:
A Frigel lança, pela primeira vez, uma nova geração de unidades de controlo da temperatura do molde, especificamente concebidas para a redução do tempo de arrefecimento do ciclo. As vantagens para o cliente são facilmente compreensíveis: aumento da produtividade e da rentabilidade de uma única célula de produção, face a um investimento com um tempo médio de retorno de poucas semanas.
O desempenho destas unidades garante uma redução significativa do tempo de ciclo, aumentando a eficiência da transferência de calor entre o fluxo de água em recirculação e as cavidades do molde, reduzindo assim, drasticamente, o tempo efetivo de arrefecimento do ciclo em comparação com as unidades de controlo de temperatura tradicionais.
Esta nova geração de unidades de controlo de temperatura oferece a todos os transformadores uma ferramenta única para melhorar significativamente a produtividade e otimizar o seu processo, mantendo uma elevada qualidade das peças moldadas. Substituindo de imediato as TCU standard habitualmente utilizadas na indústria, estas novas unidades provaram aumentar a produtividade em, pelo menos, 20% na maioria dos moldes existentes e até 40% em alguns casos. Estão disponíveis em configurações de zona única (B4SM) e zona dupla (B4SD). Cada unidade inclui uma bomba de reforço de alto desempenho por zona, uma válvula de refrigeração de acionamento modulante e um aquecedor de 6 a 24 kW por zona.
Estas TCUs únicas foram concebidas para o arrefecimento de moldes de elevado desempenho em aplicações de baixa temperatura, incluindo moldagem de embalagens, tampas e recipientes de paredes finas, moldagem por sopro e aplicações de extrusão.
Substituindo a refrigeração direta dos chillers centrais, estas unidades reduzem o tempo do ciclo de refrigeração dos processos de água refrigerada, aumentando consideravelmente a eficiência da transferência de calor do molde, o que resulta num aumento de 10-20% da produtividade.
Estas unidades estão disponíveis em configurações de zona única e zona dupla, e incluem uma bomba de reforço de alta eficiência por zona (com ou sem inversor), válvulas de refrigeração modulantes acionadas e capacidades de refrigeração que suportam as mais elevadas produções.
A Frigel apresenta ao mercado a Microgel Syncro RSY, a mais inovadora unidade de controlo de temperatura de moldagem, que incorpora a tecnologia patenteada Syncro Variotherm, um refrigerador integrado arrefecido a água e bombas de reforço de dupla zona.
A nova unidade de máquina, que revoluciona o método de controlo da temperatura para a moldagem por injeção técnica, permite uma redução drástica do tempo de ciclo - até 60% - mantendo a qualidade da superfície, as caraterísticas dimensionais e as propriedades mecânicas dos produtos técnicos acabados.
A redução do tempo total do ciclo é obtida graças à utilização de água fria - fornecida pelo refrigerador integrado - apenas durante a fase de arrefecimento do ciclo, através da sincronização digital com o processo de moldagem, que fornece o sinal “arrefecimento profundo apenas quando necessário”, obtendo uma redução significativa do tempo de arrefecimento, mantendo as cavidades quentes durante a fase de injeção. A linha de produtos Microgel Syncro apresenta mais de dez modelos, com capacidades de arrefecimento de 16 kW a 56 kW e capacidades de aquecimento de 12 kW a 24 kW.
Como substituto imediato dos TCU standard habitualmente utilizados, esta nova tecnologia tem a grande vantagem de não necessitar de modificações no molde ou em qualquer dos parâmetros de moldagem, fazendo com que o sistema comunique com a prensa, mantendo-se completamente autónomo e fácil de implementar pelos operadores.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa