Folhadela Rebelo, Lda.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Pavilhão A6 / Stand 6314

Erema na Fakuma 2024

04/10/2024

Apesar da tensão sentida pelo mercado de reciclagem de plásticos na Europa, a nova legislação é motivo de otimismo. O fabricante de máquinas de reciclagem Erema, representado em Portugal pela Maxicor, investiu nas mais recentes tecnologias nos últimos anos para preparar o caminho para uma economia circular de plásticos. Os visitantes da feira interessados nos processos mais recentes podem descobrir o extenso portefólio de produtos da empresa na Fakuma, de 15 a 19 de outubro, em Friedrichshafen, Alemanha.

“Vemos os novos requisitos legais, como o PPWR, como uma oportunidade para demonstrar a nossa experiência. A indústria de reciclagem europeia tem o know-how para cumprir estes requisitos, o que dá à Europa uma vantagem competitiva significativa", afirma Markus Huber-Lindinger, diretor-geral da Erema, na preparação para a Fakuma. O novo regulamento da UE relativo a embalagens e resíduos de embalagens (PPWR) prevê um aumento significativo da proporção de reciclados utilizados no fabrico de produtos de embalagem até 2030. Noutros setores, como a indústria automóvel, a Comissão Europeia e fabricantes de renome apelam também a uma maior proporção de materiais reciclados. São necessários processos de reciclagem de última geração para atingir os padrões de qualidade necessários e garantir um fornecimento consistente de pellets reciclados.

Imagen

Os mais elevados padrões de segurança para as embalagens alimentares

São necessárias soluções inovadoras para atingir as quotas de reciclagem no domínio das embalagens de qualidade alimentar. Nos últimos 25 anos, a série de máquinas Vacurema consolidou-se na produção de rPET de qualidade alimentar. As tecnologias Erema para a reciclagem de materiais PO (poliolefinas) também já foram aprovadas por uma autoridade americana de segurança alimentar: a combinação da Intarema TVEplus com o módulo ReFresher permite que os pellets PO reciclados a partir de fluxos de entrada definidos sejam reutilizados em embalagens alimentares em proporções até 100%. Ao descontaminar o plástico e remover eficazmente os odores indesejados, a tecnologia abre novas aplicações de alta qualidade para pellets reciclados feitos com material pós-consumo. Estas podem ser utilizadas, por exemplo, nos setores automóvel, de produtos para a casa e de design, bem como em produtos de higiene pessoal. Na UE, a autorização para pellets reciclados com segurança alimentar baseia-se numa 'nova tecnologia' (Regulamento 2022/1616). A Erema apoia as empresas de reciclagem na produção de dados e provas para o processo de avaliação da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos).

Maiores capacidades de reciclagem exigem maiores volumes e processos mais versáteis

À medida que a procura de reciclados aumenta, também aumenta a necessidade de expandir as capacidades através da utilização de máquinas maiores. Para a reciclagem de materiais PET, a Erema fornece sistemas de grande escala com débitos de até 6 toneladas por hora. A empresa construiu igualmente máquinas para a reciclagem de poliolefinas com um débito superior a 4 toneladas por hora.

Para além do rendimento, os processos específicos do material são decisivos para aumentar as capacidades de reciclagem. A vasta gama de produtos da Erema inclui também soluções para a composição, como a série Corema, que combina uma extrusora Erema com a tecnologia de duplo parafuso. A tecnologia PCU TwinScrew, que apresenta uma combinação direta da Unidade de Pré-Condicionamento (PCU) patenteada e uma extrusora de duplo parafuso, também está pronta para enfrentar processos de homogeneização exigentes. Estas máquinas, bem como a nova DuaFil Compact e várias soluções de filtragem, estão disponíveis para testes no Centro de Clientes Erema e no laboratório de I&D. “Esta vasta seleção de tecnologias é necessária para alcançar um processo de reciclagem eficiente, porque o método tem de ser adaptado ao polímero específico, ao grau de contaminação, ao material de entrada e à aplicação para a qual os pellets reciclados serão utilizados”, explica Huber-Lindinger.

Os sistemas de assistência digital aumentam a eficiência e garantem a qualidade

Os sistemas de assistência digital também contribuem de forma significativa para a eficiência da reciclagem de plásticos. O BluPort é a plataforma online para clientes da Erema, considerada de vanguarda no setor da reciclagem. O BluPort contém aplicações para controlo de qualidade e manutenção de máquinas. A aplicação PredictOn, por exemplo, recolhe dados em tempo real e permite fazer previsões sobre os próximos trabalhos de manutenção, o que aumenta o tempo de atividade e a produtividade da máquina. A aplicação Spare Parts Online torna muito mais fácil a encomenda de peças sobresselentes. A Erema lançou a plataforma na K 2016. Desde então, o número de clientes Erema que utilizam a plataforma BluPort tem aumentado continuamente, tendo o número de novos utilizadores quase triplicado nos últimos três anos.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    16/10/2024

  • Newsletter InterPlast

    09/10/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial