Desempenho e eficiência são os temas principais por detrás da tecnologia em exposição no stand da Wittmann na Fakuma 2024. A empresa irá apresentar uma vasta gama de soluções desenvolvidas para diminuir o consumo de ar comprimido e de energia, mas também para garantir a integração compacta de equipamentos, o fácil manuseamento de peças e rápidos processos de aprendizagem.
Os responsáveis pelo desenvolvimento de produtos na Wittmann colocaram especial ênfase no consumo de ar comprimido, uma vez que este constitui a fonte de energia mais dispendiosa na maioria das instalações de produção. Com o EcoVacuum, a Wittmann oferece agora uma solução de vácuo para robôs lineares, através da qual - dependendo da aplicação - o consumo de ar comprimido pode ser consideravelmente reduzido. O consequente aumento da eficiência é conseguido através do controlo de vácuo baseado na necessidade. Depois da acumulação de vácuo, o bocal Venturi só volta a ser ligado antes de a pressão negativa ser demasiado baixa para manter a peça firmemente no lugar. Os valores limite de vácuo podem ser calculados individualmente para cada peça específica.
A poupança máxima de energia é obtida quando se manipulam insertos ou peças moldadas com uma superfície lisa. No entanto, no caso de superfícies com relevo, o vácuo tem de ser reajustado com maior frequência. Durante a Fakuma, um robô linear Primus 128 irá demonstrar como o EcoVacuum funciona na prática. Este produto está agora disponível para toda a gama de robots Wittmann.
Graças aos novos eixos rotativos servo-acionados, que a Wittmann vai apresentar na Fakuma 2024, foi possível alcançar um maior desempenho e uma maior eficiência em toda a gama de robôs. Além disso são agora possíveis sequências de rotação combinadas mais compactas e mais leves, alargando assim os campos de aplicação.
A poupança de peso proporciona uma maior capacidade de carga tanto para as pinças como para as peças de trabalho. Desta forma, é possível utilizar modelos de robôs mais pequenos em mais aplicações do que anteriormente. Na feira serão apresentadas várias combinações de eixos, incluindo os servo-eixos A, B e C para uma vasta gama de aplicações diferentes. Graças às combinações entre os seus novos eixos, os modelos de robôs lineares da Wittmann podem agora cobrir uma gama mais vasta de aplicações.
O sistema de extração de jitos WX90, agora disponível numa versão autónoma com uma interface de robô (Euromap 67) e o seu próprio armário de controlo para utilização em máquinas de moldagem por injeção de todas as marcas, também oferece maior flexibilidade.
Graças aos seus servo-eixos economizadores de energia, este equipamento paga-se a si próprio num curto espaço de tempo. Isto é claramente visível em comparação com um extrator de jitos pneumático, que consome cerca de 11 m3 de ar comprimido por hora com um tempo de ciclo de 6 segundos. Em contrapartida, o WX90 servo-acionado consome apenas 0,18 kWh de eletricidade para a mesma aplicação. Com base num preço de eletricidade de 0,20 €/kWh, o período de amortização em funcionamento de três turnos não excede os dois anos.
Outra vantagem em relação aos extratores de jitos pneumáticos são os movimentos suaves, precisos e rápidos. Com estes, o WX90 pode fazer muito mais do que um extrator normal. O robô também pode efetuar tarefas simples de 'pick and place'.
Quando o WX90 é integrado numa célula de produção da Wittmann, os parâmetros da máquina são automaticamente ajustados com base na leitura do conjunto de dados do molde, tal como acontece com a sequência do processo do sistema de extração dos jitos. Isto simplifica e acelera a configuração da máquina, contribuindo assim para uma maior eficiência.
Como fornecedor de produtos individuais e de soluções completas integradas, a Wittmann pensa de forma inovadora e vai para além do seu próprio horizonte. Na Fakuma 2024 a empresa irá demonstrá-lo com um exemplo de integração de câmaras de visão artificial. Devido à falta de normalização, a integração deste tipo de sistema, por exemplo, para deteção de posição ou controlo de qualidade, foi durante muito tempo um grande desafio da empresa.
A Wittmann pôs fim a esta situação. Através de uma interface desenvolvida pela própria empresa, as câmaras dos principais fabricantes podem agora comunicar com o sistema robótico, o que aumenta o desempenho da célula de produção. Durante os cinco dias da feira, um robô W918 irá demonstrar ao vivo a eficiência deste sistema.
O painel de controlo do software da câmara é apresentado na Teachbox do robô Wittmann R9. Desta forma os dados podem ser introduzidos diretamente no painel de controlo do robô e os resultados da medição podem ser recuperados aí.
Em geral, a Wittmann atribui grande importância à facilidade de programação e operação de todas as séries de robôs, a fim de garantir processos estáveis e operações de moldagem por injeção seguras, mesmo em tempos de escassez de mão de obra qualificada. Um fator que contribui para tal é o assistente QuickNew. Este editor de programas animado, disponível para todos os robôs com sistemas de controlo R9, simplifica consideravelmente o processo de aprendizagem, mesmo para tarefas de manuseamento altamente complexas.
Em Portugal, a Wittmann é representada pela Tecnofrias.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa