Leve, com uma superfície brilhante e uma mensagem sustentável: assim é a pequena tartaruga azul que será produzida no stand da KraussMaffei na Fakuma, numa máquina Multinject PXZ 121-380-180 totalmente elétrica, utilizando a tecnologia 'sandwich'.
A peça de demonstração terá um núcleo preto de PC/ABS reciclado mecanicamente e uma camada exterior de ABS de alta qualidade reciclado quimicamente. As caraterísticas da PXZ 121, como o novo painel sandwich, o controlo da temperatura do molde próximo do contorno e a função da máquina APCplus, que agora também utiliza valores caraterísticos de diferentes tipos de materiais, tornam o processo multicomponente ainda mais eficiente e económico.
“A crescente utilização de materiais reciclados trouxe a tecnologia ‘sandwich’ de volta ao centro das atenções na tecnologia multicomponente. Graças à sua precisão, eficiência e flexibilidade, a nossa série PX totalmente elétrica na versão Multinject é ideal para este processo. Vamos demonstrá-lo na Fakuma com o exemplo do projeto ‘Turtle’, que desenvolvemos com a ajuda da Contura MTC e de outros parceiros”, refere Manuel von Varchmin, diretor de vendas para a tecnologia de moldagem por injeção e automação na KraussMaffei, representada pela Folhadela Rebelo.
O projeto ‘Turtle’ combina um molde de alta qualidade com uma máquina de moldagem por injeção totalmente elétrica de alto desempenho da série PX e o novo robô linear LRXplus. Esta combinação traz benefícios económicos com um rápido retorno do investimento, ao mesmo tempo que utiliza recursos valiosos de uma forma responsável.
A tartaruga a produzir durante a Fakuma é constituída por um núcleo de PC/ABS reciclado mecanicamente e uma camada exterior de ABS reciclado quimicamente de alta qualidade.
O núcleo da tartaruga que será produzida na Fakuma é constituído por PC/ABS E-Loop 5120MR mecanicamente reciclado da Elix Polymers. No entanto, também seria possível produzir um núcleo de material reciclado espumado ou reforçado, o que oferece ainda mais potencial para a produção sustentável. O revestimento externo visível e de alta qualidade é feito de ABS E-Loop P2H-AT CR quimicamente reciclado e processado, que pode ser fornecido em várias cores.
Outro aspeto importante: nesta aplicação os jitos são removidos, moídos e devolvidos diretamente ao processo de produção do material de base, graças à integração de um mino-moinho triturador do parceiro Getecha.
A PXZ 121 Multinject totalmente elétrica, com uma força de fecho de 1.200 kN, caracteriza-se pela sua posição Z compacta, com unidades de injeção elétricas. Além disso, o prato ‘sandwich’ amovível oferece um elevado grau de flexibilidade na produção. Isto significa que a PXZ 121 pode ser utilizada como máquina monocomponente, bicomponente ou ‘sandwich’ sem qualquer esforço adicional.
Outra vantagem: a mudança simples do fluxo de fusão da superfície para o núcleo garante flexibilidade e, simultaneamente, alta qualidade. Por um lado, o sistema permite adicionar material da superfície para selar o ponto de injeção. Por outro lado, é possível alternar entre os componentes A e B várias vezes, aspeto vantajoso, por exemplo, para obter efeitos marmoreados.
Na Fakuma, a PXZ 121 Multinject totalmente elétrica irá demonstrar uma aplicação ‘sandwich’ de alta qualidade com uma elevada proporção de material reciclado.
Para esta aplicação a KraussMaffei conta com um molde com controlo dinâmico da temperatura do parceiro Contura MTC. O controlo de temperatura próximo do contorno do molde otimiza todo o processo de produção e é especialmente importante para alcançar a superfície de alta qualidade exigida, com tempos de ciclo baixos.
A remoção de peças, a separação dos jitos e a deposição no tapete transportador são tarefas para o novo robô linear LRXplus, que celebra a sua estreia na Fakuma juntamente com o sistema de controlo MC7. O novo robô oferece inúmeras funções que tornam a produção mais flexível e económica. Graças às suas interfaces compatíveis, o LRXplus pode ser combinado com quase todos os sistemas, seja com máquinas de injeção da KraussMaffei ou de outros fabricantes, ou ainda como uma solução autónoma para todas as outras tarefas de automação.
Graças ao seu sistema patenteado, o APCplus (Adaptive Process Control) da KraussMaffei é a única função de máquina no mercado que utiliza curvas de compressão específicas do material para o controlo do processo. A base de dados APCplus contém todos os tipos de materiais mais habituais a indústria, que os clientes podem selecionar para o controlo do processo.
Todos os materiais utilizados na PXZ 121 Multinject provêm da Elix Polymers, que, tal como a KraussMaffei, é também uma empresa do Grupo Sinochem. Com os parâmetros específicos do material da Elix Polymers integrados na base de dados APCplus, a função da máquina é ajustada com precisão ao material a ser processado, tornando o processo de moldagem por injeção ainda mais preciso e eficiente.
As tartarugas sempre foram um símbolo de sabedoria, longevidade e riqueza. Ao mesmo tempo a indústria de plásticos enfrenta o desafio de desenvolver soluções sustentáveis para evitar a destruição do habitat destes répteis. Por isso mesmo, são necessários processos e materiais inovadores que assegurem um equilíbrio entre o progresso industrial e a preservação dos habitats naturais.
O projeto ‘Turtle’ da KraussMaffei, em conjunto com o seu parceiro Contura MTC, envia um forte sinal para um futuro sustentável e irá demonstrar na Fakuma 2024 o que as parcerias inovadoras aliadas à excelência tecnológica podem alcançar no campo da reciclagem e conservação de recursos, mantendo a qualidade e a relação custo-eficácia no processamento de plásticos.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa