Folhadela Rebelo, Lda.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Aplicações de peças híbridas TPE /EPMD

Utilização de TPE para sobremoldagem de EPDM na produção de perfis e juntas de vedação de portas

Roberto Molteni, Viviana Avendaño, da Allod Werkstoff GmbH & Co.KG15/10/2024
Uma excelente aderência aos perfis de EPDM, uma boa vedação das juntas e um bom acabamento superficial ao longo de todo o ciclo de vida de um automóvel são os requisitos impostos aos elastómeros termoplásticos (TPE) para a moldagem dos cantos e o revestimento final das juntas híbridas EPDM-TPE na área das portas; trata-se de peças com elevadas exigências técnicas.

Em comparação com as borrachas vulcanizadas, os TPE têm múltiplas vantagens, como o processamento termoplástico, tempos de ciclo curtos e a ausência de fusão de flocagem (se presente), que os tornaram um padrão da indústria para este tipo de aplicação. Há mais de 15 anos que a maioria dos OEM (Fabricantes de Equipamento Original) utiliza os TPE Allruna da Allod para a moldagem de cantos de sistemas de proteção de portas (Figura 1) e encapsulamento de vidros; as excelentes propriedades de adesão ao EPDM permitem a moldagem mesmo em perfis com lábios finos e/ou com inserções metálicas.

Figura 1. Exemplo de moldagem de cantos
Figura 1. Exemplo de moldagem de cantos.

Requisitos do mercado

Para as aplicações de moldagem de cantos, um nível de adesão ao EPDM >2 MPa e um alongamento na rutura >200% são requisitos indispensáveis para permitir a instalação do sistema de vedação nas portas dos automóveis.

A ligação EPDM não deve deteriorar-se a temperaturas elevadas ou durante todo o ciclo de vida do automóvel. Embora os sistemas de vedação sejam típicos para aplicações exteriores, também devem cumprir os requisitos das aplicações interiores no que respeita a embaciamento, emissões e odores.

Produção de peças de amostra

Os ensaios físicos e mecânicos dos diferentes materiais foram realizados em amostras cortadas, obtidas a partir de placas moldadas por injeção de 150 mm x 100 mm x 2 mm.

Foram utilizados espécimes bimateriais para testar a adesão TPE/EPDM (Figura 3). Tendo em conta que os TPE têm um comportamento anisotrópico, o espécime foi concebido para avaliar a adesão tanto paralela como perpendicularmente ao fluxo de massa.

Como se mostra na figura 3, foi inserida no molde uma inserção de EPDM de 100 mm x 50 mm x 2 mm e o TPE foi sobre-injetado a partir do topo do molde através de um jito de película. As plaquetas híbridas EPDM/TPE têm dimensões de 150 mm x 100 mm x 2 mm.

Figura 2
Figura 2.

Propriedades mecânicas e reológicas

O quadro contém um resumo das propriedades mecânicas e de adesão de um tipo de referência de série (Allruna W 65 TS 309) e de três referências experimentais.

  • Referência experimental A: grau de alta fluidez;
  • Referência experimental B: grau otimizado em termos de fricção com uma perda por abrasão muito baixa (36 mm³);
  • Referência experimental C: grau de alta fluidez desenvolvido para o encapsulamento de janelas.
Figura 3. Tubo de ensaio de adesão TPE/EPDM
Figura 3. Tubo de ensaio de adesão TPE/EPDM.

Os graus desenvolvidos têm a mesma dureza que o material Allruna atualmente em produção em série (65 - 70 Shore A) e caraterísticas mecânicas semelhantes às da referência em utilização.

A resistência à abrasão, que se correlaciona com a resistência ao risco, é um fator-chave dos novos graus. O grau B com 36 mm³ representa uma melhoria significativa, garantindo às peças acabadas um melhor aspeto ao longo do seu ciclo de vida. As forças de adesão e os alongamentos ao EPDM são aumentados no grau 3 otimizado.

As figuras 4 e 5 mostram os resultados da reometria capilar de alta pressão do grau padrão em comparação com as referências recentemente desenvolvidas.

Para o grau C, a viscosidade sob cisalhamento é significativamente mais baixa, permitindo uma janela de processo mais alargada e a realização de peças mais complexas.

Figura 4. Dados reológicos a 200 °C
Figura 4. Dados reológicos a 200 °C.

Relação entre os parâmetros de injeção e a resistência da ligação

A Figura 6 apresenta em pormenor o resultado de um estudo DOE que mostra as relações entre a temperatura do molde, a temperatura de fusão e a força de ligação (adesão TPE/EPDM medida paralelamente ao fluxo).

O aumento da temperatura do molde e da temperatura de fusão melhora as propriedades de adesão.

Figura 5. Dados reológicos a 240 °C
Figura 5. Dados reológicos a 240 °C.
Figura 6
Figura 6.

Conclusões

Os requisitos do mercado para moldagem de cantos e encapsulamento de janelas estão a evoluir e a procura de graus com propriedades ad hoc para diferentes aplicações é muito forte. Com as três novas formulações, os materiais Allruna permitiram melhorar as propriedades reológicas, aumentar as propriedades mecânicas e melhorar a resistência aos riscos, bem como permitir uma janela de processamento mais alargada.

A utilização de borrachas termoplásticas TPE para moldagem de cantos também leva a uma redução da pegada de carbono das peças acabadas.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    16/10/2024

  • Newsletter InterPlast

    09/10/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial