Em agosto de 2024, o Instituto de Processamento de Plásticos Alemão (IKV), da Universidade RWTH Aachen, anunciou o lançamento do novo projeto industrial ‘Loopcycling - Reciclagem Mecânica Avançada de Polietilenos Flexíveis’. O objetivo é melhorar a qualidade dos reciclados de polietileno de baixa densidade (PEBD) proveniente de resíduos domésticos, ultrapassando os limites da reciclagem mecânica, de forma a obter material que possa ser utilizado em aplicações sensíveis como as embalagens de alimentos e cosméticos.
Este projeto responde aos desafios colocados pelo novo Regulamento da embalagens e resíduos de embalagens (PPWR), adotado pelo Parlamento Europeu em abril de 2024, que estabelece objetivos mínimos ambiciosos para a percentagem de material reciclado em novas embalagens de plástico, exigindo um aumento significativo da qualidade do reciclado para cumprir os regulamentos de contacto direto para alimentos e cosméticos. Embora os processos de reciclagem química cumpram estes requisitos de qualidade, a sua capacidade atual é insuficiente. A reciclagem mecânica, que é mais eficiente em termos de energia e de materiais, tem um potencial de produção mais elevado, mas ainda fica aquém da qualidade exigida para estas utilizações.
O projeto Loopcycling aborda esta lacuna, melhorando as tecnologias de reciclagem mecânica disponíveis na indústria. Através da otimização dos processos industriais existentes, como a triagem, trituração, lavagem, destintagem, estabilização, descontaminação e remoção de odores, pretende-se elevar a qualidade da reciclagem para níveis adequados a aplicações exigentes. O IKV lidera o projeto, realizando testes de composição e reprocessamento nas suas instalações piloto e laboratórios, contribuindo com a sua experiência na caraterização de materiais reciclados.
O projeto, concebido sem financiamento público, terá uma duração de dois anos, com início em janeiro de 2025. O consórcio que apoia o Loopcycling inclui fornecedores de tecnologias industriais para todas as fases do processo de reciclagem, desde sistemas de triagem a tecnologias de descontaminação. Em 10 de setembro de 2024, foi realizado um evento de lançamento em Aachen para recicladores, fabricantes de embalagens e outras partes interessadas, a fim de lançar as bases do projeto e incentivar a colaboração para melhorar a reciclagem industrial.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa