Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Numa aplicação de sacos para o transporte marítimo de água doce

Projeto TarpauLife pretende substituir o PVC por poliolefinas na produção de lonas

28/10/2024
As lonas são grandes telas de material forte, flexível e impermeável, utilizadas para diversas aplicações de proteção em condições extremas. O principal material utilizado no seu fabrico é o poliéster revestido a PVC, que se caracteriza pelo baixo preço e boa resistência. No entanto, o PVC é mais difícil de reciclar do que outros plásticos.

O projeto europeu TarpauLife tem por objetivo demonstrar que é possível fabricar tecidos de grande superfície com revestimento à base de poliolefinas, como o polietileno ou o polipropileno, em alternativa ao PVC, de forma economicamente competitiva e com a mesma resistência, flexibilidade e propriedades de impermeabilização, bem como com um menor impacto ambiental. No decorrer do projeto, o novo material será utilizado para o fabrico de sacos para o transporte de água doce por via marítima. No entanto, o tecido inovador pode igualmente ser aplicado a outros produtos, como as lonas habitualmente utilizadas em camiões ou coberturas.

Como demonstrador do projeto, serão produzidos dois sacos de água de 2,500 metros cúbicos, feitos com o novo material em dois locais na Europa...
Como demonstrador do projeto, serão produzidos dois sacos de água de 2,500 metros cúbicos, feitos com o novo material em dois locais na Europa.

Do projeto deverá resultar uma unidade de produção de tecidos revestidos à base de poliolefinas com três metros de largura, com uma capacidade de produção de 250.000 metros quadrados por ano. A principal aplicação deste novo material são os sacos de água de plástico flexíveis, que representam uma forma inovadora e sustentável de transportar grandes quantidades de água doce por via marítima, em oposição às formas habituais de transporte em camiões-cisterna.

Resolver os problemas de abastecimento de água de uma forma sustentável

Esta tecnologia foi desenvolvida essencialmente para transportar água de zonas de elevada produção que se encontrem relativamente próximas de outras zonas com problemas de abastecimento devido à seca, a aumentos sazonais da procura, ou mesmo em resposta a situações de emergência. Esta iniciativa já se concretizou com os projetos financiados pela Comissão Europeia Refresh e XXL-Refresh, nos quais participaram o Aimplas, a Rina e a Ziplast, e que testaram com sucesso um saco de água flutuante com um design modular e uma ligação com fecho de correr. Agora, o projeto TarpauLife pretende dar um passo adicional, ao utilizar o poliolefinas para revestir os sacos de poliéster, substituindo assim o PVC, de modo a que sejam mais sustentáveis e mais fáceis de reciclar.

Como demonstração do projeto, serão produzidos dois sacos de água de 2.500 metros cúbicos com o novo material, em dois locais na Europa. A demonstração do saco de água será efetuada como um reservatório de água doce ao largo da costa da Islândia, no Mar do Norte, e no Mediterrâneo.

Graças a esta nova unidade de produção de tecidos revestidos a poliolefina, que se situará nas instalações da Ziplast em Milão, prevê-se que sejam produzidos mais de 100 sacos de água no prazo de três anos após a conclusão do projeto e que sejam armazenados mais de dois milhões de metros cúbicos de água em três centros de água doce. A solução proposta evitaria a incineração de mais de 2.000 toneladas de PVC e evitaria que mais de 13 toneladas de CO2 fossem libertadas para o ambiente.

O projeto também inclui a replicação dos resultados noutros setores, nomeadamente para a produção de lonas ecológicas para camiões e coberturas de gelo para glaciares, e a demonstração da sustentabilidade da nova solução de revestimento de tecidos de poliolefina, com a quantificação dos benefícios ambientais e a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e a Análise do Custo do Ciclo de Vida (CCV), em comparação com a utilização de tecidos revestidos de PVC para todas as aplicações previstas.

O TarpauLife é cofinanciado pela União Europeia através do Programa Life com o número de dossier 101147948 - Life23-ENV-IT- TarpauLife. O projeto teve início em maio de 2024 e irá decorrer durante dois anos. É coordenado pela Rina Consulting e conta com a participação das empresas Ziplast, Nowa, Giovanardi e do Instituto Tecnológico dos Plásticos (Aimplas).

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    18/12/2024

  • Newsletter InterPlast

    11/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial