A Arburg apresentou na Fakuma 2024 uma aplicação de alta velocidade para a indústria médica, demonstrada na máquina híbrida Allrounder 570 H 'Ultimate'. Durante a feira a máquina produziu 64 êmbolos de seringa num tempo de ciclo de apenas seis segundos.
A série Hidrive, à qual pertence a Allrounder 570 H, é ideal para a produção de produtos médicos em grandes volumes. A máquina combina uma unidade de fecho elétrica energeticamente eficiente com uma potente unidade de injeção hidráulica.
Na feira, a Arburg apresentou uma versão de sala limpa, equipada com um molde de 64 cavidades da Ruhla e utilizando um PP médico da Borealis para produzir êmbolos de seringa de 0,34 gramas para seringas descartáveis de 0,5 mililitros, com uma capacidade de produção de cerca de 38.400 peças por hora. O design inovador da aplicação não só permite melhorar a eficiência do processo, como também promove a sustentabilidade, com uma utilização reduzida de materiais e uma função de auto-destruição para garantir a segurança dos doentes.
Lançada em 2023, a tecnologia híbrida das máquinas Allrounder Hidrive destaca-se pela sua eficiência energética, menor pegada de carbono e tempos de ciclo reduzidos. Estas máquinas estão disponíveis nos tamanhos 470, 520 e 570, com forças de fecho que variam entre 1.000 e 2.000 kN, e nas versões ‘Comfort’, ‘Premium’ e ‘Ultimate’. A versão ‘Ultimate’ foi concebida para processos de alta velocidade e alta precisão e é ideal para aplicações médicas sofisticadas.
O design de três lâminas dos êmbolos reduz o consumo de material em cerca de 20%.
O sistema de controlo Gestica incorpora funções inteligentes como o ‘aXw control PressurePilot’, que otimiza a regulação da pressão, e o ‘aXw Control ScrewPilo't’, que estabiliza o enchimento do molde. Estas inovações garantem uma precisão de injeção comparável à de uma unidade elétrica, reduzindo o desperdício e melhorando a qualidade das peças.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa