A especialista em masterbatches, Ampacet, acaba de lançar o UVBlock 1496, um novo masterbatch de barreira UV para embalagens alimentares e industriais que proporciona uma alternativa sustentável aos masterbatches convencionais de barreira UV à base de aditivos de benzotriazol.
A exposição à luz, e em especial aos raios UVA e UVB, pode danificar componentes alimentares como os lípidos, as proteínas e as vitaminas. A fotodegradação causa frequentemente efeitos indesejáveis, como a alteração das cores, sabores e odores desagradáveis, perda nutricional e, em última análise, desperdício alimentar. Além disso, os produtos não alimentares também podem ser sensíveis e degradar-se quando expostos à luz UV. Para proteger estes produtos da degradação por UV, são frequentemente adicionados aditivos de barreira UV às embalagens.
No entanto, os aditivos UV convencionais que contêm benzotriazóis fenólicos têm enfrentado uma forte pressão regulamentar devido a preocupações ambientais. Foram adicionados alguns graus à lista candidata europeia de Substâncias que Suscitam Elevada Preocupação (SVHC) da ECHA.
Uma solução mais segura, o UVBlock 1496 é formulado sem a adição intencional de SVHC. Proporciona excelentes propriedades óticas e um bom rendimento de barreira UV na gama curta de comprimentos de onda UVA e UVB. O UVBlock 1496 está aprovado para aplicações que impliquem contacto com alimentos na Europa e nos EUA.
Para mais informações sobre o UVBlock 1496, contacte a Ampacet através do email marketing.europe@ampacet.com.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa