A Walter, especialista em ferramentas para maquinagem de metais, fornece agora os seus produtos em caixas feitas de plástico 95% reciclado pós-consumo (conhecido como PCR), que são simultaneamente 100% recicláveis.
Esta nova estratégia de embalagem é mais um passo em direção ao objetivo de circularidade de mais de 90% que a empresa sediada em Tübingen pretende alcançar até 2030. Este é apenas um dos quatro objetivos de sustentabilidade com os quais a Walter se comprometeu para os próximos anos. A empresa está empenhada em reduzir para metade as suas emissões de CO2, eliminar os efeitos nocivos para as pessoas e agir de forma transparente e ética, ou seja, fazer sempre o que é correto.
"Para 2030, estabelecemos objetivos de sustentabilidade bastante ambiciosos que afetam todas as áreas da empresa. Com a nova embalagem, demos mais um passo nesta direção”, diz Gerhard Schüßler, diretor de sustentabilidade da Walter, acrescentando: “além disso, temos como principal objetivo atingir a neutralidade climática até 2050. Portanto, é essencial que aproveitemos todas as oportunidades para reduzir efetivamente as nossas emissões de CO2. As caixas PCR contribuem para tal em vários níveis”.
A produção do plástico reciclado para as novas caixas requer apenas metade da energia do plástico virgem. Isto significa uma poupança de 60 toneladas de CO2 em comparação com 2022; além disso, também leva a reduções na utilização de matérias-primas fósseis e no consumo de energia. Para reduzir os custos de transporte, as embalagens serão produzidas não apenas na Alemanha, mas também nos locais onde a Walter possui centros de distribuição.
Para além da sustentabilidade, as novas caixas oferecem ainda outras vantagens aos clientes da Walter: o material reciclado é tão robusto como o plástico novo e, por isso, protege perfeitamente os produtos contra a corrosão e outros danos. Isto combina a máxima funcionalidade com a melhor proteção possível do produto e o mínimo impacto ambiental.
A mudança para o novo material de caixa começou em 2023 e espera-se que se torne a norma para 85% dos produtos Walter até ao final de 2024.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa