A Siemens Digital Industries Software anunciou recentemente uma série de atualizações ao seu software Simcenter Testlab, introduzidas para ajudar os fabricantes a eliminar o uso de protótipos físicos e desenvolver produtos de forma mais rápida, inteligente e antecipada.
A viagem para eliminar o uso de protótipos significa, de facto, zero protótipos de produtos completos, com os testes físicos a continuarem a desempenhar um papel fundamental no teste dos componentes que constituem o sistema completo. O ensaio destes componentes é depois utilizado para correlacionar e atualizar os modelos de simulação correspondentes, de modo a que estes possam prever com precisão o mundo real. Em última análise, isto ajuda as equipas de desenvolvimento a testar diferentes variações e configurações mais rapidamente do que anteriormente, e é possível graças às novas funcionalidades do Simcenter Testlab para melhorar a eficiência, expandir as capacidades de teste, melhorar a colaboração e a automatização.
“Os fabricantes estão à procura de oportunidades para acelerar as suas iniciativas de prototipagem zero. Os avanços feitos com o Simcenter Testlab demonstram como a utilização do planeamento de pré-teste virtual com reutilização de dados de gémeos digitais, quando combinados com capacidades de colaboração de gestão de dados centralizada e hardware de aquisição de dados flexível e robusto concebido para utilização no terreno, estão a mudar a área dos ensaios”, explica Wilfried Claes, gestor de produto, Simulação e Teste, Siemens Digital Industries Software.
Com as últimas atualizações, é possível obter até 50% mais eficiência geral em campanhas complexas de testes de impacto. Em primeiro lugar, os engenheiros responsáveis pelos testes podem reduzir o tempo reutilizando os dados CAD existentes para definir a instrumentação e os pontos de impacto. O suporte adicional para a utilização de vários martelos em paralelo durante os testes de impacto permite aos engenheiros alargar a gama de frequências necessária para avaliar as caraterísticas únicas dos veículos elétricos.
O software de ensaio funde automaticamente os dados de vários martelos em tempo real, para que os resultados possam ser visualizados durante o teste. Como já não é necessário trocar de martelo de cada vez e fazer a fusão dos dados manualmente, o Simcenter Testlab reduz o tempo total de ensaio e permite que as equipas cubram mais pontos de impacto em menos tempo.
Análise modal de uma caixa de engrenagens com o Simcenter Testlab e o Simcenter SCADAS Mobile. O engenheiro olha para o ecrã durante o teste físico. Abaixo do ecrã, o Simcenter 3D está aberto e conectado ao software de testes.
Esta atualização do Simcenter Testlab também introduz três novas funcionalidades essenciais para expandir as capacidades de teste da oferta de software/hardware. As novas ferramentas de montagem de protótipos virtuais reúnem dados de testes físicos e de simulação para criar protótipos virtuais destinados a permitir a avaliação do desempenho de diferentes configurações e variantes antes de construir protótipos físicos.
Além disso, o novo simulador de NVH (ruído, vibração e aspereza) permite aos utilizadores ouvir um protótipo de produto antes de o construir, com cargas no domínio do tempo e resultados combinados de testes e simulação, facilitando o desenvolvimento de experiências agradáveis para o cliente e a avaliação da qualidade do som.
Por último, as novas ferramentas de síntese de missão podem simplificar o processo de ensaio de durabilidade, definindo perfis de missão, adquirindo dados reais de vibração e sintetizando perfis de ensaio para prever com exatidão potenciais pontos de falha.
A última atualização do Simcenter Testlab também inclui funcionalidades adicionais de gestão de dados e automatização para ajudar os clientes a organizar e centralizar melhor os principais dados de ensaio e melhorar a eficiência.
A nova funcionalidade de gestão de dados do Simcenter Testlab permite o armazenamento centralizado de todos os dados NVH, facilitando a sua recuperação e anotação em diferentes contextos e facilitando a colaboração entre equipas de engenharia através do armazenamento de valores únicos, como KPIs críticos, e da reprodução imediata de dados de teste diretamente do servidor, sem necessidade de os descarregar localmente.
Além disso, as novas ferramentas de automatização do fluxo de trabalho do Simcenter Testlab podem ser utilizadas para recuperar, processar e publicar automaticamente os dados, reduzindo o esforço manual, minimizando os erros e permitindo uma análise consistente e uma gestão centralizada dos dados.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa