Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O material é fabricado a partir de resíduos de cânhamo 100% biológico

'Couro' de cânhamo industrial: um material inovador e sustentável para o interior dos automóveis do futuro

20/11/2024

A Volkswagen iniciou uma colaboração com a start-up alemã Revoltech GmbH, de Darmstadt, com o objetivo de investigar e desenvolver materiais sustentáveis à base de cânhamo industrial que possam ser utilizados nos modelos Volkswagen a partir de 2028.

Imagen

Em colaboração com a start-up Revoltech GmbH, a equipa de pré-desenvolvimento da marca Volkswagen está a trabalhar num inovador material para substituir a imitação de couro. Feito a partir de resíduos de cânhamo industrial cultivado para a indústria alimentar, o LOVR (Leather-free, Oil-free, Vegan e Residue-based) é um material monocamada, totalmente natural e 100% biológico, desenvolvido especificamente para a indústria automóvel.

Para a produção do LOVR, as fibras de cânhamo e um adesivo 100% biológico são combinados através de uma tecnologia especial e transformados num revestimento. Este material verdadeiramente circular provém de campos de cânhamo regionais e é totalmente reciclável ou compostável quando atinge o fim da sua vida útil. Além disso, pode ser fabricado em instalações industriais existentes, permitindo uma rápida adaptação à produção em grande escala.

Os departamentos de Tecnologia de Materiais, Design e Desenvolvimento de Componentes da Volkswagen, juntamente com a Volkswagen Group Innovation e com a start-up Revoltech GmbH, estão a reunir os seus conhecimentos para incorporar o maior número possível de contributos no trabalho de desenvolvimento. Estão a identificar possíveis aplicações em parceria com o Desenvolvimento de Componentes, com a previsão de integrar o material em projetos automóveis a partir de 2028. De acordo com a Volkswagen, as primeiras apresentações do material inovador receberam comentários e reações muito positivos por parte dos clientes.

O material fabricado a partir de cânhamo 100% biológico pode ser produzido em instalações industriais existentes e reciclado ou compostado no final da sua vida útil
Imagen

“Na nossa procura por novos materiais, estamos abertos a novas ideias de diversas indústrias. No Departamento de Desenvolvimento Técnico, concentramo-nos particularmente em soluções criativas e sustentáveis que contribuam para um desenvolvimento de veículos mais eficiente e que ajudem a poupar recursos", afirma Kai Grünitz, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen.

Andreas Walingen, diretor de Estratégia da Volkswagen, acrescenta: “O uso sustentável dos recursos é um pilar fundamental da nossa estratégia ‘Accelerate’ e, portanto, está firmemente ancorado na nossa mentalidade e nas nossas ações. O nosso objetivo é integrar de forma eficaz os desejos dos clientes, os requisitos de sustentabilidade e os interesses corporativos." Disse ainda que a colaboração entre a Revoltech e a Volkswagen é um excelente exemplo dos benefícios que start-ups e as empresas já estabelecidas podem obter ao combinar aqueles que são os seus pontos fortes, com o objetivo de disponibilizar as novas funcionalidades nos automóveis o mais rapidamente possível.

Por seu lado, Lucas Fuhrmann, CEO e cofundador da Revoltech GmbH, frisa a importância desta inovação “escalável e pioneira” para aumentar a sustentabilidade no setor automóvel.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/11/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/11/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial