Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Entrevista com Tiago Ferraz, engenheiro comercial na Wondermac-Innovative Solutions

“Na nossa atividade, o contacto direto e a proximidade ao cliente são fundamentais”

25/11/2024

Com mais de uma década de atividade em Portugal, em 2021 a Dukane deu um passo decisivo de aposta no mercado nacional, ao inaugurar um centro de testes em Lagoa, Vila Nova de Famalicão, em colaboração com o parceiro de longa data Wondermac-Innovative Solutions. Com esta iniciativa, a empresa especializada em equipamentos de soldadura de plásticos garante aos clientes nacionais um serviço de testes e de assistência técnica rápido e eficaz. Nesta entrevista, Tiago Ferraz, engenheiro comercial na Wondermac-Innovative Solutions, fala-nos das soluções que a empresa tem para oferecer ao mercado português.

Imagen

Comecemos pelo centro de testes. Que razões levaram a Dukane a instalar um laboratório de testes em Portugal?

Quando, em 2021, a Dukane decidiu instalar em Portugal um centro de testes, em parceria com a Wondermac, a empresa já era bem conhecida no mercado nacional, mas sentia a necessidade de ter cá um espaço que pudesse ser utilizado pelos clientes para realizar testes de soldadura de peças.

Com a inauguração deste laboratório, a Wondermac assumiu a posição de filial portuguesa da Dukane, disponibilizando ao mercado nacional uma gama completa de ferramentas de soldadura e corte por ultrassons, laser ou vibração, entre outras especialmente concebidas para os termoplásticos.

A esta oferta de produtos juntamos o acompanhamento permanente ao cliente, desde o joint design até à industrialização, passando por todas as fases de testes e prototipagem de ferramentas inerentes a cada projeto, o que representa uma importante mais valia para o mercado nacional.

Que valências oferece este espaço? Que tipo de testes realizam? Além dos testes, prestam outros serviços no local?

Neste espaço realizamos todo o tipo de testes relacionados com soldadura e corte por ultrassons. Dispomos de máquinas servo e pneumáticas em diversas frequências, o que nos permite testar praticamente todo o tipo de materiais conseguindo dar assim uma resposta mais rápida ao mercado comparativamente com a nossa concorrência.

Este laboratório oferece um grande apoio aos nossos clientes, pois permite-nos realizar o arranque dos projetos nas nossas instalações. Numa fase embrionária, quando já temos as ferramentas desenvolvidas, fazemos os testes no nosso laboratório com o acompanhamento do cliente. Nesta etapa do processo, conseguimos definir todos os aspetos a nível de setup e, uma vez aprovada a peça (controlos visuais, resistência da soldadura e estanqueidade), o cliente já só precisa de replicar o que foi feito cá.

Neste local realizamos também ações de formação relacionadas com as tecnologias de assemblagem que comercializamos.

Como é que o mercado reagiu a esta iniciativa?

O mercado reagiu e está a reagir muito bem a esta iniciativa. Fomos inovadores ao criar este laboratório em Portugal.

Os clientes procuram, de certa forma, estar seguros quando escolhem um fornecedor, ter alguém que lhes dê capacidade de resposta em todas as situações é algo que pesa nessa decisão. Para além dos equipamentos de laboratório, temos também um stock de material de ultrassons que permite dar resposta ao mercado de forma muito rápida.

A Dukane é a única empresa do ramo com laboratório de testes em Portugal? Que outros fatores vos diferenciam da concorrência?

Neste momento somos os únicos.

O que mais nos diferencia é a nossa capacidade de resposta, quer seja na capacidade de analisar projetos quer seja nos nossos tempos de entrega.

Outra grande diferença é que outras marcas não têm uma equipa tão presente em território nacional, algumas têm apenas parte comercial cá e outras nem isso.

Na nossa estratégia comercial, o contacto e a proximidade ao cliente são fundamentais para o sucesso.

Quais são os vossos principais setores cliente?

Trabalhamos um pouco para todas áreas: automóvel, médica, embalagem, têxtil, alimentar, aeronáutica, entre outras.

E há algum desses setores que represente uma especial aposta para a Dukane?

Face ao que o mercado exige de nós e face às soluções avançadas de que dispomos, estamos mais focados em setores como automóvel e área médica.

O exemplo disso é a nossa gama de máquinas servo Infinity, que permite ter uma precisão e controlo de processo incríveis, onde podemos recolher todo o tipo de dados e gráficos para análise do processo. Permite também identificar de forma autónoma se a soldadura cumpre os requisitos definidos e atribuir-lhe um estado de peça ok, suspeita ou não ok.

Equipamentos servo para soldadura por ultrassons instalados no laboratório da Dukane/Wondermac em Portugal...

Equipamentos servo para soldadura por ultrassons instalados no laboratório da Dukane/Wondermac em Portugal. O espaço conta também com máquinas pneumáticas para uma resposta completa às necessidades dos clientes nacionais.

A indústria automóvel atravessa um período de mudança com repercussões em toda a cadeia de valor. Como é que a passagem para os veículos elétricos afeta a vossa atividade? Há mais ou menos necessidade de soldar peças?

No nosso caso, a mudança de carros a gasolina/gasóleo para elétricos não nos afeta muito. A quantidade de peças a soldar num carro é mais ou menos a mesma, ainda que se trate de peças diferentes. É verdade que, nos veículos elétricos, há aplicações de soldadura que deixam de existir, mas também passaram a existir outras, por exemplo, relacionadas com as baterias ou com os carregadores.

Se excluirmos este setor, há algum outro que mostre sinais de crescimento em Portugal?

Na área médica, devido à crescente necessidade de precisão e controlo de processo tem existido mais procura para a substituição de processos básicos por sistemas mais evoluídos.

Dentro da vossa gama de equipamentos, quais são os que registam maior procura por parte do mercado português?

No mercado português o que mais comercializamos são equipamentos relacionados com soldadura por ultrassons e soldadura por vibração, quer sejam máquinas ou ferramentas.

A Dukane lançou recentemente a gama de equipamentos de soldadura Infinity. Quais são as principais características, vantagens e aplicações destes equipamentos?

Como costumamos dizer, a Dukane está sempre a tentar elevar a fasquia.

Para começar, esta gama de produtos possui uma tecnologia patenteada Melt-Match, que permite saber quando é que o material está a iniciar a sua fusão, o que permite controlar muito bem a soldadura, aspeto fundamental para alcançarmos um bom compromisso entre resistência e aspeto visual.

Além disso, são equipamentos servo, que podem ser programados com perfis de velocidades, o que garante uma produção rápida e consistente. A sua elevada precisão e fiabilidade é obtida graças a um desvio padrão mais restrito de precisão dimensional e controle totalmente elétrico 100% digital.

Destaco ainda o facto de, ao trabalhar com estes equipamentos, podermos controlar tudo o que está a acontecer no processo em tempo real. Esta é uma ferramenta extremamente útil para efeitos de qualidade de processo, pois permite reduzir a percentagem de peças não conformes. Exemplo disso é a possibilidade de criação de limites de processo que origina uma catalogação da qualidade da peça.

Que outros desenvolvimentos gostaria de destacar?

Destaco a mais recente novidade da Dukane, a gama de máquinas de soldadura a laser NRG, disponível em diversos tamanhos para se adaptar a qualquer necessidade de soldadura a laser, minimizando a utilização de espaço valioso na linha de montagem. Toda a linha NRG tem opções ilimitadas, todas elas operando num ambiente de soldadura genuinamente livre de partículas que permite infinitas vias de controlo do processo. Esta nova tecnologia também oferece capacidades de soldadura de 1 ou 2 microns, permitindo aos fabricantes criar resultados de ligação incríveis em plásticos coloridos e não coloridos. A configuração de 1 mícron é muito utilizada na indústria automóvel, pois permite que o laser passe através da camada superior transparente do plástico para aquecer a camada inferior que absorve o laser e, em seguida, dirija-se para cima para criar uma ligação entre as duas. Esta configuração é prontamente aceite como padrão na indústria automóvel vertical.

A nova série NRG, da Dukane, está disponível em diversos tamanhos para se adaptar a qualquer necessidade de soldadura a laser...
A nova série NRG, da Dukane, está disponível em diversos tamanhos para se adaptar a qualquer necessidade de soldadura a laser.

A plataforma NRG conta com uma nova interface de utilizador LightSync fácil de utilizar, que lhe permite lidar facilmente com pequenos e grandes lotes de peças automóveis. A compatibilidade plug-n-play do Lightsync permite aos utilizadores interagir facilmente com os sistemas de união a laser NRG, desde a máquina até ao CAD e ao diagnóstico, garantindo uma configuração consistente, repetibilidade e criação de soluções de processo genuinamente personalizadas que se adaptam às necessidades de monitorização e ajuste de cada cliente. Trata-se de uma série verdadeiramente revolucionária.

Além destas novidades, estamos sempre a trabalhar em melhorias a nível de software para todos os produtos com base no feedback e necessidades dos nossos clientes.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    18/12/2024

  • Newsletter InterPlast

    11/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial