A Academia PIEP, o centro de formação empresarial criado pelo Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) em parceria com o Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e com o apoio da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP), acaba de lançar três novos cursos com vista a responder às necessidades de formação da indústria nacional de plásticos e materiais compósitos. ‘Design e desenvolvimento de produtos termoplásticos’, ‘Troubleshooting para solucionar os problemas na moldação por injeção’ e ‘Formação avançada em materiais compósitos’, são os temas dos cursos que apresentam também a novidade de poderem ser realizados remotamente, de forma a evitar deslocações e ausências físicas do local de trabalho por longos períodos de tempo.
“Nestes novos cursos, a componente teórica será dada remotamente e a componente prática nas instalações do PIEP, na medida em que uma abordagem prática é essencial para alinhar a formação com as necessidades reais das empresas”, justifica Cláudia Cristóvão, diretora geral do PIEP. “O investimento que temos vindo a realizar em infraestrutura e equipamentos, que inclui instalações à escala industrial, permite a realização de formações imersivas, aproximando os formandos da realidade operacional”, acrescenta.
A proximidade com os laboratórios e as tecnologias mais recentes oferece aos formandos a oportunidade de experimentarem soluções reais e inovadoras, replicando o ambiente de trabalho das empresas. Destaque também para a rede de contactos que se estabelece entre os participantes, facilitando colaborações futuras e a troca de conhecimento entre profissionais da área.
Através da sua Academia, criada para qualificar o setor dos plásticos e dos materiais compósitos em Portugal, o PIEP pretende contribuir para afirmar a competitividade e visibilidade deste setor industrial que emprega 43 mil trabalhadores num total de 1150 empresas, gerando oito mil milhões de euros de volume de negócios, dos quais 4,2 mil milhões de euros são exportações, representando cerca de 4% do Produto Interno Bruto nacional. A primeira formação certificada em 'Materiais poliméricos, extrusão e composição de polímeros' decorreu em fevereiro, e, desde então, a Academia PIEP certificou mais de 50 formandos, tendo promovido ainda sete workshops temáticos, a que assistiram mais de 300 participantes.
O portal academia.piep.pt é a janela para responder às necessidades de formação, além de capacitar trabalhadores e jovens neste âmbito. A Academia PIEP oferece, ao longo do ano, formação avançada ao nível de pós-graduação e especialização, planos personalizados e modulares para empresas, formação certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), intercâmbios com centros científicos e universidades internacionais, além de learning factories, workshops, webinars, dias abertos, fóruns e ações junto do ensino secundário e universitário.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa