A NATO desafiou o Inegi a estudar novos materiais e processos de fabrico para o desenvolvimento de equipamentos e estruturas militares. Este trabalho, que está a ser realizado no âmbito do projeto NMM Demo Study, permitirá criar roadmaps tecnológicos para o setor da Defesa.
"Através da parceria com a NATO, o Inegi participa ativamente no debate sobre os desafios que enfrenta o setor da Defesa, contribuindo para o debate sobre tecnologias inovadoras e respondendo às necessidades emergentes do setor militar”, afirma Cláudio Santos, responsável pelo projeto no Inegi.
A experiência do Instituto em tecnologias com aplicação no setor da Defesa conduziu ao desenvolvimento de um tubo self-deployable para comunicações com drones militares e de materiais de camuflagem infravermelhos e radar, que poderão fazer parte da estrutura de veículos aéreos e terrestres.
Os protótipos foram dados a conhecer no IC24SHINE - NATO Innovation Continuum 2024, um evento que reuniu vários stakeholders do setor da Defesa no Centro de Investigação e Experimentação Marítima da NATO, em La Spezia, para avaliar o potencial da implementação de tecnologias e produtos disruptivos em áreas críticas, como é o caso das comunicações e das infraestruturas subaquáticas.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa