Com foco na sustentabilidade, a Technotrans apresentou na Fakuma 2024 uma série de soluções de gestão térmica com eficiência energética para a indústria transformadora de plásticos. Durante a feira, os visitantes do stand da representada da Plasequip puderam assistir a demonstrações ao vivo de vários sistemas Technotrans numa máquina de injeção totalmente elétrica da KraussMaffei, incluindo a unidade de controlo da temperatura do molde ‘variothermal’.
No domínio da tecnologia de refrigeração, destaque para a apresentação de um eficiente refrigerador arrefecido a água da série kws w. Além disso, a Technotrans apresentou uma unidade de controlo da temperatura da água fria da série teco cw, testada no terreno, que utiliza o refrigerante natural R290 (propano), bom como uma nova unidade de controlo da temperatura de 18 kW, que vem preencher uma importante lacuna na sua carteira de produtos da empresa.
“Com a nossa tecnologia de refrigeração e controlo de temperatura economizadora de recursos, os clientes moldam os seus processos de produção para o futuro, aumentam a sua competitividade e reduzindo a sua pegada de CO2”, afirma Nicolai Küls, diretor geral da Technotrans solutions GmbH. “Este ano, voltámos a apresentar soluções avançadas e práticas que satisfazem as crescentes exigências da indústria e que podem ser adaptadas com precisão a todas as aplicações.”
Um dos pontos centrais da presença da Technotrans na Fakuma foi a demonstração ao vivo de uma aplicação com uma máquina de injeção totalmente elétrica da KraussMaffei que esteve a produzir molduras. Para o arrefecimento de todo o sistema é utilizada uma máquina de refrigeração energeticamente eficiente que utiliza R290 (propano). O controlo ‘variothermal’ da temperatura do molde (teco vario), com válvulas de comutação, assegura a estrutura ótima da superfície das peças de plástico.
O controlo convencional da temperatura é fornecido por duas unidades da série teco ci com o Pump Efficiency Module (PEM) e o sistema de distribuição de água itd evo com monitorização eletrónica do circuito. Todos os sistemas estão perfeitamente adaptados à aplicação demonstrada e fornecem exatamente o desempenho exigido no processo. Uma caraterística especial da aplicação ao vivo: as molduras fabricadas foram utilizadas pela Technotrans em novas unidades de controlo de temperatura após a feira.
Na área do controlo de temperatura compacto, a Technotrans ampliou o seu portefólio com um novo dispositivo para as três séries base.line, high.line e eco.line. O novo sistema teco ci tem uma potência de 18 kW e um caudal de 70 l/min. Estas e todas as outras variantes de aparelhos caracterizam-se pela sua pequena área de implantação e ótima acessibilidade para manutenção. “Os elementos centrais das novas unidades de controlo de temperatura compactas são o Pump Efficiency Module (PEM) e a visualização com o ecoAnalyzer. Integrado na caixa, o PEM é o componente mais importante em termos de poupança de energia”, diz Küls.
Com o add-on inteligente para o ‘logotherm’ com PEM, os utilizadores têm uma visão clara de toda a gestão de energia. Graças à sua facilidade de utilização única, todos os dados-chave de eficiência podem ser visualizados e acedidos individualmente com um simples clique. Opcionalmente, as unidades de controlo de temperatura estão disponíveis com uma interface de comunicação OPC-UA, que assegura a ligação em rede inteligente de todos os componentes envolvidos no processo de produção e processamento.
No domínio da tecnologia de refrigeração, a Technotrans também apresentou uma solução particularmente sustentável: a máquina de refrigeração arrefecida a água da série kws destaca-se pela sua construção robusta e elevada eficiência energética, oferecendo uma solução fiável para vários processos de refrigeração industrial. Tanto a versão arrefecida a ar como a versão arrefecida a água da kws estão disponíveis em configurações de circuito simples ou duplo e utilizam o módulo de poupança de energia Technotrans com regulação deslizante da pressão de condensação, o que reduz significativamente os custos operacionais.
As máquinas oferecem uma classificação de eficiência energética (valor EER) de até 8 e estão opcionalmente equipadas com o refrigerante ecológico R513A de baixo PAG ou com o refrigerante natural R290 (propano). A máquina apresentada na Fakuma pode funcionar tanto como uma máquina de refrigeração como uma bomba de calor. Com o condensador de aquecimento instalado, incluindo a bomba do circuito de aquecimento, é possível a utilização da recuperação de calor para vários fins de aquecimento.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa