Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

A UE continua fortemente dependente das importações de matérias-primas essenciais para a transição ecológica e para a sua competitividade

A competitividade europeia exige um compromisso estratégico de investimento no setor das matérias-primas

16/01/2025
Num contexto de crescente procura mundial de matérias-primas críticas, essenciais para a transição ecológica e digital, a União Europeia enfrenta uma necessidade urgente de reforçar a sua resiliência nas cadeias de abastecimento de materiais estratégicos. O EIT RawMaterials, apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), publicou um relatório fundamental que apela a um investimento de 4 mil milhões de euros no novo programa-quadro europeu, o 10.º Programa-Quadro (10.º PQ), com o objetivo de reduzir a dependência das importações e assegurar o fornecimento de matérias-primas cruciais.
Imagen

O relatório sublinha a importância das matérias-primas como um fator determinante para a competitividade industrial da Europa. De acordo com o Relatório Draghi sobre a Competitividade Europeia, que servirá de base para o novo 'Compasso da Competitividade' da Comissão Europeia, as matérias-primas são a segunda questão mais crítica para o continente, apenas atrás da segurança energética. Bernd Schäfer, diretor executivo do EIT RawMaterials, salienta que a crise mundial de aprovisionamento pôs em evidência a necessidade de desenvolver uma cadeia de aprovisionamento de matérias-primas mais sólida e sustentável, menos dependente de fornecedores externos.

Desafios e oportunidades no setor das matérias-primas

Embora a Europa tenha começado a tomar medidas através de iniciativas como a Lei das Matérias-Primas Críticas (CRMA), que estabelece objetivos ambiciosos para 2030, como o aumento da produção interna para 10%, o aumento da capacidade de transformação para 40% e a obtenção de taxas de reciclagem de 25%, o continente continua fortemente dependente das importações de países terceiros. Mais de 70% das matérias-primas necessárias para as baterias e as tecnologias limpas provêm de fontes estrangeiras, pondo em risco a segurança do aprovisionamento à medida que a procura global aumenta.

Neste contexto, o EIT RawMaterials apela à tomada de medidas para garantir que a Europa se posicione como líder mundial na transição ecológica e digital, salientando o potencial económico do setor. Prevê-se que as matérias-primas estratégicas valham mais de 2 biliões de euros e apoiem a criação de 32 milhões de postos de trabalho até 2030, o que realça a escala dos benefícios económicos que podem resultar de um investimento estratégico neste domínio.

O papel do 10.º PQ na promoção da inovação e da educação

O relatório do IET RawMaterials mostra que o 10.º Programa-Quadro (10.º PQ) representa uma oportunidade única para desbloquear o investimento privado em grande escala, a fim de acelerar a inovação e a industrialização no setor das matérias-primas. Para o efeito, a organização apela a um investimento de 4 mil milhões de euros, que seriam afetados à investigação, inovação e educação ao longo de toda a cadeia de valor das matérias-primas.

Estes investimentos são considerados essenciais para dar resposta às prioridades urgentes da Europa, como a melhoria da capacidade de reciclagem, o reforço da extração mineira sustentável e a investigação de novos materiais avançados, que permitirão à região reduzir a sua dependência das importações e assegurar uma cadeia de abastecimento de matérias-primas estratégica e autossuficiente.

Colaboração e mobilização do investimento privado

O EIT RawMaterials trabalha em conjunto com os seus parceiros - um ecossistema de mais de 300 organizações-chave no setor das matérias-primas - para promover a inovação, a colaboração e a transição para uma economia circular. Juntamente com instituições europeias e estatais, bem como com investidores e académicos, o objetivo é atrair investimentos privados significativos e desenvolver tecnologias de ponta, cultivando simultaneamente uma mão de obra altamente qualificada para garantir o futuro das matérias-primas na Europa.

Além disso, o EIT RawMaterials procura tirar partido das capacidades da comunidade de conhecimento e inovação no domínio das matérias-primas na Europa, com base nas realizações dos programas Horizon e Horizon Europe ao longo da última década. Esta comunidade desempenhou um papel fundamental na criação de um forte ecossistema de conhecimento e inovação que, de acordo com os dados mais recentes, formou mais de 800 mil pessoas e criou mais de 10 mil empresas em fase de arranque com um valor coletivo de aproximadamente 72 mil milhões de euros.

Conclusão

O reforço da cadeia de abastecimento de matérias-primas estratégicas da Europa não só é vital para a competitividade industrial do continente, como também oferece uma oportunidade de crescimento económico sustentável. Através de um compromisso de investimento significativo em investigação, inovação e educação, a Europa poderá assegurar a sua autonomia estratégica, acelerar a sua transição para uma economia verde e digital e consolidar a sua posição como líder mundial na gestão de matérias-primas críticas.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    03/02/2025

  • Newsletter InterPlast

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial