Um júri de especialistas em robótica de alto nível anunciou a lista de nomeados para o cobiçado prémio Robotics Award 2025. O prémio distingue as empresas que estão a impulsionar avanços pioneiros na indústria com as suas soluções de automação e logística assistidas por robôs. Este ano, três empresas foram selecionadas para a lista de finalistas. O vencedor será anunciado a 19 de fevereiro, durante a apresentação à imprensa na Hannover Messe.
As soluções desenvolvidas pelas três empresas, escolhidas entre as numerosas candidaturas provenientes de vários países, serão avaliadas com base no seu grau de inovação técnica, bem como na sua preparação para o mercado e viabilidade económica.
Os nomeados são os seguintes, por ordem alfabética:
Leverage Robotics GmbH, Munique, Alemanha. O sistema de programação de robôs RoboHive nomeado baseia-se na combinação de uma interface de utilizador de linguagem natural baseada em IA e um fluxo de trabalho visual de arrastar e largar baseado no tempo para aplicações multi-robô. O utilizador pode descrever tarefas de uma forma geral, sem necessidade de especificar cada passo individual. O sistema RoboHive traduz estas tarefas em programas de robôs detalhados, acelerando o desenvolvimento de tarefas complexas. Além disso, o RoboHive possui uma interface de arrastar e soltar baseada no tempo que permite a visualização transparente de fluxos de trabalho complexos. Esta combinação proporciona maior agilidade e eficiência à produção, reduzindo simultaneamente os custos de mão de obra.
Mantis Robotics BV, Leuven, Bélgica. A terceira das candidaturas ao prémio apresenta o primeiro robô industrial de alta velocidade do mundo com perceção espacial 3D intrínseca. Esta caraterística permite ao robô Mantis detetar obstáculos e pessoas no seu ambiente direto e, assim, planear e navegar em conformidade para evitar colisões. Esta inteligência física permite que o robô interaja com segurança e sem problemas com os seres humanos, combinando as vantagens dos braços robóticos fixos e dos robôs colaborativos. Graças a uma configuração de gémeo digital sem código, o robô industrial pode ser instalado em poucas horas, custa muito menos do que dispositivos comparáveis e é muito mais produtivo do que os cobots.
Maple Advanced Robotics Inc., Richmond Hill, Canadá. O projeto MARI AARS nomeado consiste numa plataforma robótica baseada na inteligência artificial que facilita uma programação rápida e sem código. Isto é possível graças à digitalização 3D de ponta, à geração automática de trajetórias robóticas e a uma interface gráfica de utilizador intuitiva com fluxogramas que elimina a dependência da codificação e dos ficheiros CAD na programação de robôs. Além disso, a plataforma MARI AARS incorpora funções que corrigem quaisquer desvios, ajudando a garantir um nível consistente de qualidade. A plataforma robótica permite um aumento significativo da produtividade, reduzindo assim os custos de mão de obra e de qualidade.
As três soluções nomeadas serão apresentadas a cerca de 100 jornalistas de todo o mundo, após o que será anunciado o vencedor do Robotics Award 2025. O prémio inclui um pacote premium completo, composto por um espaço de exposição no Parque de Aplicações da Hannover Messe, uma apresentação no Fórum de Robótica e uma entrevista no Podcast de Robótica.
Após um hiato de vários anos, a Deutsche Messe lança uma nova edição do Robotics Award, que será apresentado na Hannover Messe 2025. O cobiçado prémio distingue soluções de automação e logística assistidas por robôs. Podem candidatar-se empresas e instituições da Alemanha e do estrangeiro, independentemente de serem ou não expositores na Hannover Messe 2025. As soluções serão avaliadas em função do seu grau de inovação técnica, bem como da sua aptidão para o mercado e viabilidade económica.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa